Por trás dos passos de Salvatore Ferragamo: história, inovação e autenticidade.

O designer italiano, fundador de uma das maiores e mais tradicionais marcas de moda, merece um destaque especial neste mês de junho: dia 5 é o marco do nascimento de um nome fundamental e muito latente até hoje na indústria.

Estamos falando de Salvatore Ferragamo, que teve uma caminhada no mercado de luxo sendo referência em qualidade e inovação com sapatos desenvolvidos inicialmente de forma exclusiva e extremamente artesanal. O seu diferencial, além do conforto e elegância de seus sapatos, foram as inovações quanto às matérias-primas, mesclando alguns materiais luxuosos, como peles exóticas, com outros nada convencionais, como palha, ráfia, cortiça, celofane e plástico em formato de resinas de vinil.

Entre os seus sapatos revolucionários lançados ao longo das décadas, temos as sandálias romanas que se amarravam nos tornozelos com tiras nos anos dourados (1920), os sapatos de plataforma em 1930 e a cunha de cortiça, em 1942. O sapateiro dos sonhos, como era conhecido, marcou a história da moda com as inúmeras celebridades que calçou, estando entre elas, Audrey Hepburn, para quem produziu a icônica sapatilha de camurça com tira de couro.

 


FOTO: GOOGLE ARTS AND CULTURE

FOTO: HARRODS


O mundo dos sapatos era pequeno para os passos que a excelência de Ferragamo ainda podia percorrer: a marca também se tornou destaque ao produzir com criatividade e qualidade, outros tipos de artigos, como bolsas, cintos, lenços e roupas.




FOTO: FASHION BUBBLES 


Uma marca com alta visibilidade e confiabilidade no mercado atrai um número alto não só de admiradores e compradores, mas também de replicadores. Sendo assim, para celebrar a tradição da marca, trouxemos pontos importantes para verificarmos as peças de Salvatore Ferragamo quanto à sua autenticidade: 

 

Tipografia
Por alguma razão, as fábricas de réplicas sempre falham em copiar bem as fontes e com essa marca não é diferente. A tipografia de uma peça autêntica sempre será fiel à fonte utilizada no logotipo da marca, ou seja, mais fina, cursiva e pequena. Enquanto isso, o made in Italy, sempre grande, quadrado e nunca em baixo relevo.

FOTO: RIOTR


Qualidade das costuras e materiais
As costuras sempre terão pontos muito similares mas nem sempre simétricos, justamente pela marca manter a sua tradição manual até os dias atuais, portanto uma costura reta e milimetricamente igual é um ponto de atenção, pois indica que um maquinário passou por ali.

Além disso, o uso de matérias-primas segue sendo um ponto forte da marca, portanto um couro com um aspecto ruim, em sua textura, qualidade e odor, nunca será uma característica de um produto Salvatore Ferragamo.

FOTO: Reprodução da internet

Tonalidades e gravações do metal
Quase todas as peças, independente de suas categorias, possuem detalhes em metal. Essa característica da marca também revela a sua qualidade nas ferragens: todas possuem um banho que, apesar de sutil, é brilhante e reflexivo, enquanto réplicas aparecem frequentemente muito opacas e com textura granulada.  

Além disso, as gravações da assinatura e logomarca nos metais devem ser sempre do mesmo tom do metal em questão, e nunca pretas ou mais escurecidas em seu interior.

Viva ao legado de Salvatore Ferragamo e todas as suas contribuições para a moda. 

 

01/06/2023 AUTENTICIDADE | RENATA FERNANDES