Como Cuidar
CUIDADOS COM BOLSAS DE COURO
A maior parte dos artigos de luxo sāo confeccionados em couros calfskin, lambskin, goatskin ou cowskin e, independente dessas origens e acabamentos, os cuidados indicados sāo:
Higienizaçāo
Umedeça uma flanela de microfibra macia com uma solução de partes iguais entre vinagre de álcool branco com água e higienize toda a parte de couro com movimentos sutis. Não é necessário enxágue.
Caso a bolsa apresente muita sujidade, indicamos o uso do Mousse Nettoyante da marca Famaco, também com uma flanela de microfibra macia e movimentos sutis e sem necessidade de enxágue.
Remoção de odor
Após a higienização, caso o produto ainda apresente odor dignificante de item guardado, indicamos algumas borrifadas do Odor Stop da Famaco por toda a parte interna e externa e aguarde a absorção do mesmo. Repita o processo se necessário.
Polimento
Caso o couro possua uma porosidade excessiva e/ou consideráveis marcas de uso, indicamos o Crème de Beauté Incolor da marca Famaco, que deve ser aplicado após a higienização da peça, com uma esponja macia ou uma flanela de microfibra, ambas secas e limpas. Espere que o produto esteja uniforme e hidrate após seco. Esse processo nunca deve ser feito em peles de animais exóticos.
Hidrataçāo
Em produtos de peles animais que passarem por polimento ou apresentarem aspecto ressecado e/ou fissuras, a hidratação é necessária e, para isso, indicamos o Huile de Vison Mink Oil da Famaco ou o Softcouro da Novax, ambos aplicados com uma flanela de microfibra macia. Espere que o produto seja absorvido e refaça o processo novamente se necessário.
Não indicamos nenhum tipo de aplicação direta de água abundante e/ou hidratantes faciais ou corporais nos produtos de couro, assim como eles nunca devem ser expostos ao sol.
Orientações gerais
Para esse tipo de material, quando em cores claras, o cuidado do contato com vestuário em cores escuras, especialmente com peças confeccionadas em jeans, deve ser redobrado, uma vez que manchas provenientes desse atrito são irreversíveis.
CUIDADOS COM BOLSAS DE CANVAS
A matéria-prima que também ocupa o protagonismo nos artigos de luxo é o canvas, uma tela de lona que tem a base da sua composição o algodão. Ele pode aparecer com o acabamento de películas ou não, mas em todos os casos, os cuidados indicados são:
Higienizaçāo
Umedeça uma flanela de microfibra macia com uma solução de partes iguais entre vinagre de álcool branco com água e higienize toda a parte de couro com movimentos sutis ou, se preferir, borrife diretamente na peça de forma uniforme. Não é necessário enxágue.
Remoção de odor
Após a higienização, caso o produto ainda apresente odor dignificante de item guardado, indicamos algumas borrifadas do Odor Stop da Famaco por toda a parte interna e externa e aguarde a absorção do mesmo. Repita o processo se necessário.
Não indicamos nenhum tipo de hidratação ou qualquer outro tipo de produto no canvas, assim como eles nunca devem ser expostos ao sol.
CUIDADOS COM BOLSAS DE VERNIZ
O tipo de acabamento que se destaca por tornar peças clássicas em statement, requerem atenção redobrada em seus cuidados, dado que a matéria-prima não suporta tantos produtos de manutenção e os seus defeitos costumam ser irreparáveis. Devido à tais critérios, os cuidados com verniz sāo limitados e específicos, sendo eles:
Higienizaçāo
Umedeça uma flanela de microfibra macia com uma solução de partes iguais entre vinagre de álcool branco com água, higienize totalmente a bolsa com movimentos sutis. Não é necessário enxágue.
Polimento
Caso o verniz apresente aparência opaca, após a higienização, indicamos o uso do produto Elimina Riscos da 3M, que deve ser aplicado em pouca quantidade e com uma esponja macia ou uma flanela de microfibra, ambas secas e limpas. Aguarde a absorção do produto. Não é necessário enxágue.
Não indicamos nenhum tipo de aplicação direta de água abundante, hidratação ou qualquer outro tipo de produto nessa matéria-prima, assim como elas nunca devem ser expostas ao sol ou terem contato, ainda que breve, com produtos que transfiram cor.
CUIDADOS COM BOLSAS DE NOBUCK, SUEDE OU CAMURÇA
O tipo de acabamento que está frequentemente ligado às tendências de outono/inverno das principais grifes do mercado de luxo, apesar de delicados e facilmente desgastados com o uso, possuem cuidados preventivos e reparadores, sendo eles:
Higienizaçāo
Em caso de manchas escurecidas superficiais, utilize uma borracha escolar branca e limpa para removê-las
Borrife uma solução de partes iguais entre vinagre de álcool branco com água ou o Limpa Nobuck da Novax e com uma escova macia de cerdas naturais manipule a higienização com movimentos sutis. Não é necessário enxágue.
Revitalizaçāo
Após a higienização, caso a matéria-prima ainda apresente manchas ou desgastes muito aparentes, indicamos o Raviv Daim da Famaco, também com uma escova macia de cerdas naturais e manipulação delicada. Não é necessário enxágue.
Prevenção
Para a proteção de líquidos, inclusive água, e demais sujidades, a impermeabilização deve ser feita em produtos com essas matérias-primas independente de apresentarem defeitos ou não, mas sempre após a higienização ou a revitalização, caso tenham sido necessárias.
Para isso, indicamos o Impermeabilizante de Couro, Camurça e Nobuck da Novax ou o Protector da Famaco. Aplique diretamente o produto de forma uniforme em uma distância indicada no rótulo do produto e aguarde a sua absorção. Não é necessário enxágue.
Não indicamos nenhum tipo de aplicação direta de água abundante, hidratação ou qualquer outro tipo de produto além dos indicados nessa matéria-prima, assim como elas nunca devem ser expostas ao sol ou terem contato, ainda que breve, com produtos que transfiram cor.
CUIDADOS COM BOLSAS DE CETIM, NYLON E DEMAIS TECIDOS
Um dos tipos de matérias-primas mais diversos e delicados do mercado de luxo, independente de suas origens, composições ou acabamentos, possuem cuidados específicos, sendo eles:
Higienizaçāo
Borrife uma solução de partes iguais entre vinagre de álcool branco com água e aguarde a absorção ou com uma escova macia de cerdas naturais e limpas manipule a higienização com movimentos sutis. Não é necessário enxágue.
Em caso de manchas escurecidas superficiais, indicamos o Gel Multiuso da Novax, que pode ser aplicado também com uma escova macia e limpa de cerdas naturais manipule a higienização com movimentos sutis. Não é necessário enxágue.
CUIDADOS COM BOLSAS DE PALHA, RÁFIA, MADEIRA E DEMAIS MATERIAIS NATURAIS
As marcas do mercado de luxo também fazem o uso de diferentes insumos em sua confecção, que promovem peças diferentes e, normalmente, sazonais. Devido às suas delicadezas, as matérias-primas naturais requerem cuidados limitados e específicos, sendo eles:
Higienizaçāo
Umedeça uma flanela de microfibra macia com uma solução de partes iguais entre vinagre de álcool branco com água ou, se preferir, borrife diretamente na peça de forma uniforme e higienize todas as partes de tais matérias-primas com movimentos delicados. Não é necessário enxágue.
Não indicamos nenhum tipo de aplicação direta de água abundante, hidratação ou qualquer outro tipo de produto em tais matérias-primas, assim como eles nunca devem ser expostos ao sol.
Não indicamos qualquer tipo de lavagem e/ou secagem domiciliar em seus produtos, independente de suas matérias-primas e/ou defeitos aparentes. Em caso de dúvidas, entre em contato com o nosso time de especialistas em Curadoria através do nosso atendimento.
CUIDADOS COM FERRAGENS
Independente de suas colorações ou locais, os cuidados com as ferragens requerem a escolha adequada dos produtos a serem utilizados, justamente por sua grande maioria ter um efeito consideravelmente abrasivo.
Desoxidaçāo
Com uma haste flexível, espalhe de forma precisa e delicada uma porçāo contida de Elimina Riscos da 3M nas ferragens e, após a aplicação, retire o produto com uma flanela de microfibra macia e limpa.
Polimento
Após a higienização, para maior brilho nas ferragens, indicamos o Cape Cod da Polish Company que deve ser aplicado delicadamente diretamente nas ferragens, com as próprias flanelas presente nas embalagens do produto.
Ambas as etapas e produtos podem ser executadas e aplicadas em qualquer item, independente de suas matérias-primas e, caso haja contato com o couro e demais insumos, a higienização indicada para tal matéria-prima conforme listado acima.
COMO ARMAZENAR
Indicamos que todas as peças, independente de suas matérias-primas, sejam acomodadas em locais arejados, porém sem excesso de umidade, poeira e luz direta, natural ou artificial.
Além disso, orientamos que as bolsas sejam armazenadas com enchimentos a fim de evitar deformações das matérias-primas e manter as suas modelagens de acordo com o design original,, especialmente as confeccionadas em couro, independente da origem animal e, de preferência, em dust bags*, que também devem estar devidamente higienizadas.
*Dust bags são sacos de tecidos naturais ou sintéticos que acompanham as bolsas. Além da proteção no armazenamento, quando originais da marca, é de extrema importância guardá-los para a valorizaçāo da sua bolsa na hora de vendê-la, caso haja o interesse futuro.
Evite acomodar suas bolsas encostadas umas nas outras, desta forma você evita manchas, marcas de atrito e aderências indesejadas.
Bolsas que possuem ferragens, sejam em pendentes ou alças, sugerimos que sejam envoltas em papel seda ou mini dust bags, a fim de evitar o contato direto com as matérias-primas do produto, especialmente quando confeccionados em couro.
Lembrem-se que é sempre possível dar um capítulo novo às peças que você não usa mais, por isso cuide bem delas e faça a economia girar!