História da Gringa: bolsas inspiradas em mulheres
Já percebeu que toda bolsa tem um nome? Pois é, assim como nós, os acessórios também ganham nomes ou apelidos, muitas vezes inspirados em pessoas reais. Confira a história de algumas bolsas que foram inspiradas em figuras de personalidades fortes e características singulares.
Hermès - Birkin
Considerada um símbolo de luxo e exclusividade no mundo da moda, a história dessa bolsa começa em um avião, mais precisamente em 1983, quando Jane Birkin estava sentada ao lado do CEO da Hermès, Jean-Louis Dumas. Durante o voo de Paris para Londres, os dois conversaram e Jane expressou sua frustração em não encontrar uma bolsa com tamanho ideal para carregar tudo que ela precisava, que fosse funcional e elegante ao mesmo tempo.
Pensando nisso, Dumas convidou Jane para ajudar a desenvolver essa bolsa que preenchia todos os requisitos da mulher parisiense. O sucesso foi imediato e até hoje esse modelo conquista o coração dos amantes da maison, com um design prático e elegante.
#TemNaGringa
Hermès - Kelly
Esta bolsa, também da maison francesa, é inspirada em Grace Kelly, uma mulher que foi ícone de estilo e elegância no século 20. Ela começou na carreira de atriz, ganhando até um Oscar, mas depois de conhecer o Príncipe Rainier, largou Hollywood e foi viver uma história de amor em Mônaco.
Diferente da Birkin, o modelo dessa bolsa já existia na Hermès, porém com outro nome. Após Kelly estar grávida do seu primeiro bebê, ela foi fotografada diversas vezes carregando essa bolsa para esconder qualquer sinal da barriga. O suspense foi tão grande que a Hermès decidiu homenageá-la renomeando a bolsa. Até hoje esse modelo é um dos mais cobiçados no mercado de luxo.
#TemNaGringa
Bolsa Hermès Clemence Kelly 32
Gucci - Jackie
Essa bolsa da casa italiana era um dos itens favoritos da primeira dama Jacqueline Kennedy na década de 60. Quando se mudou para a Casa Branca ela levou consigo seis modelos da peça e foi fotografada diversas vezes com elas. Depois disso, a Gucci decidiu mudar o nome de Constance para Jackie. Modelo queridinho da Gucci até hoje, essa bolsa já ganhou novas versões, sendo a mais recente de Alessandro Michele, a Jackie 1961.
#TemNaGringa
Saint Laurent - Kate
A bolsa Kate da Saint Laurent foi lançada em 2010, quando Stefano Pilati era diretor criativo da marca. O modelo possui um design elegante e de linhas finas, que captam todo o background da maison e imprimem na bolsa uma estética que fala por si só. Já a inspiração para o nome veio da modelo Kate Moss, que é amiga do designer. É possível encontrar várias versões da Kate, e aqui na Gringa ela também é uma das favoritas, estando na lista das melhores bolsas para vender.
#TemNaGringa
Bolsa Saint Laurent Small Kate Leopard
Dior - Lady Dior
Essa bolsa é ícone da Dior, um charme a parte, ou melhor, um “ChouChou”. O nome original da bolsa pode não soar tão familiar, pois ela ficou popularizada após ser batizada de "Lady Dior". Tudo começou com um presente da ex-primeira dama, Bernadette Chirac, para Lady Di em 1995. Ela se apaixonou à primeira vista quando viu aquela peça toda em matelassê e pespontos cannage, remetendo a cadeira de Napoleão III.
O sucesso carregado nas mãos da princesa foi tão grande que a maison trocou o nome da bolsa para Lady Dior. A princesa Diana foi um ícone de estilo, e mesmo depois de sua morte continua sendo referência para a moda.
#TemNaGringa
E aí, você já sabia da origem dos nomes dessas peças icônicas? Qual dessas é a sua favorita? Conta pra gente lá no instagram @gringa
Escrito por Jefté Leal