5 dicas para consumir de forma consciente

Hoje é o dia do consumidor, e trouxemos um guia com 5 dicas para você consumir de forma mais consciente. A ideia é que você consiga prestar mais atenção na hora de comprar, fazendo escolhas melhores no seu dia a dia. 

A gente sabe que é uma tarefa difícil ficar muito tempo sem consumir algo, seja uma roupa, um sapato ou até mesmo maquiagens. A diferença principal está em identificar aquilo que é necessário e o que é supérfluo. É importante começarmos a adotar um novo mindset, pois a indústria e as ações de marketing tendem a nos influenciar para um caminho que não é sustentável. 

Fonte: Reprodução da internet

O fast fashion, a "moda rápida",  é consumido de forma desenfreada, sem respeitar os limites da natureza e das pessoas envolvidas na indústria. Com um conceito de “compro, depois uso, mas logo descarto”, é inaceitável esse tipo de pensamento egoísta atualmente, que não beneficia ninguém, muito pelo contrário, destrói mais ainda nosso planeta. 

A ONU tem um programa chamado UN Alliance for Sustainable Fashion (Aliança para uma moda sustentável) que tem como objetivo fomentar ações para reduzir os impactos da indústria da moda, principalmente em relação ao aquecimento global.

Fonte: Reprodução da internet

Segundo dados da Aliança o setor têxtil é responsável por até 8% da emissão de gases de efeito estufa. Por ano são gastos 215 bilhões de litros de água, além disso no mar são descartados em torno de 500 mil micro-fibras. 

Agora com todas essas informações, vamos te mostrar dicas práticas de como você pode repensar e mudar sua forma de consumir: 


1 - Dê uma chance ao second hand

Nós sempre falamos da importância do second hand e como esse mercado faz toda a diferença nos impactos globais. Muitas pessoas caem no senso comum de que os produtos de segunda mão são sujos, velhos ou se encontram em estado ruim. Aqui na Gringa nós provamos o contrário!

Somos especialistas no mercado de luxo e todas as nossas peças passam por processos cuidadosos de curadoria e autenticidade. Nós garantimos que todos os itens vendidos no nosso site são 100% autênticos, além de serem higienizados e cuidados com muito amor e carinho, tanto pelos outros donos, quanto pelos nossos colaboradores.

O mercado de segunda mão está em constante crescimento, pois os consumidores perceberam que ao comprar um item que já existe nós estamos prolongando a vida útil daquele objeto, evitando que ele seja descartado em aterros sanitários ou outros locais inadequados. Além disso, também estamos transformando o ciclo econômico, que até então era linear, em um modelo circular. 

Fonte: Reprodução da internet

Outro ponto muito importante é que além de colaborar com o meio ambiente, o mercado de segunda mão também é um ótimo negócio para os vendedores e compradores! Há muitas peças vintage, raras, de desfiles e edições especiais que só são encontradas no second hand.

E para quem vende, nem precisamos dizer, né? É possível vender uma peça que você comprou, usou e não se identifica mais, recuperar o seu dinheiro de volta (muitas vezes é possível vender por valores mais altos do que o de compra) e investir em outros itens que agora fazem sentido para o seu estilo e rotina. A gente sempre fala por aqui: vale mais a pena investir numa Birkin da Hermès, por exemplo, do que na bolsa de valores. Maravilhoso, né?

Se você tem uma peça parada no seu closet, que não faz mais sentido para você, é hora de desapegar! Nós trabalhamos com consignação na Gringa. Retiramos gratuitamente no RJ e em SP e enviamos código de postagem para demais estados.

Cuidamos de todo o processo desde a avaliação, até a autenticação, divulgação e embalagens. Você pode desapegar de bolsas, sapatos, joias, roupas e acessórios. Se você tem interesse em consignar com a Gringa clica aqui.


2 - Guarda-roupa cápsula


Investir em guarda-roupa enxuto também é uma ótima opção, porque você consegue saber detalhadamente o que tem. Sabe aquele dia que você precisa de um look prático?  Para ter praticidade é necessário ter um closet organizado, onde você já sabe quantas peças tem e as organiza de forma inteligente. 

Recomendamos que você tire tudo que tem de dentro do armário, desapegue do que você não usou nos últimos 6 meses a 1 ano (com exceção de peças especiais para eventos, viagens, etc.) e mantenha até 70 peças no total dentro do seu guarda-roupa. O conceito do armário cápsula é ter peças básicas e versáteis, que permitam a criação de looks diversos. Para isso, o ideal é apostar não só em cores neutras, como também em estampas que combinem entre si e em peças de qualidade. 

Fonte: Reprodução da internet

Quando falamos em peças de qualidade, estamos nos referindo a peças de bons materiais, que vão durar por anos no seu armário. Tire um tempo para olhar a etiqueta de composição das suas peças e entender como elas foram feitas.

Muitas vezes nos deixamos levar por tendências passageiras da moda e terminamos o ano com muitas peças datadas no closet, que não usaremos novamente. Se você somar o gasto de vários itens "baratos" que compra ao longo de um ano, pode ser mais interessante investir em poucas peças realmente valiosas.


3 - Apoie iniciativas sustentáveis


Já falamos aqui sobre marcas que são referência em sustentabilidade. Uma das labels mais queridas no mundo fashion é a Stella McCartney, que traz inovações e propostas revolucionárias desde 2001, quando foi fundada pela estilista britânica. 

Fonte: Reprodução da internet

Stella trouxe uma visão de que é possível sim fazer roupa sustentável, com uma pegada fresh, sexy e cool. Além dos cortes impecáveis e de peças versáteis, Stella aposta em materiais inovadores como o Mylo (couro feito a partir de cogumelos) e muitos outros tecidos e superfícies alternativas ao uso de couro animal.


4 - Reforme e customize

Muitas vezes a gente se cansa das nossas roupas e controlar o impulso de comprar peças novas parece um desafio. Uma alternativa super cool é a de reformar e customizar suas próprias roupas, seja colocando a mão na massa ou com a ajuda de algum profissional. 

Te convidamos a soltar a imaginação e criar peças únicas e diferenciadas, talvez com uma pintura manual, uma aplicação, um bordado, uma estampa localizada… tudo é válido para aproveitar a peça e dar um novo sentido a ela no seu dia a dia.

Fonte: Reprodução da internet

Além de prolongar a vida útil daquele objeto, você ainda se destaca com uma produção única, que ninguém mais terá igual. É a oportunidade perfeita de deixar os looks com a sua cara, criando um estilo pessoal e icônico.


5 - Questione a moda

Por último, mas não menos importante, é necessário questionar, investigar e cobrar marcas sobre quais ações sustentáveis elas estão promovendo para proteger o meio ambiente, já que a indústria da moda é uma das que mais agride o planeta. 


Fonte: Reprodução da internet

Não podemos adotar a posição de passividade, apenas recebendo informações e propagandas. É necessário que todas as pessoas corram atrás das informações, a fim de entender o sistema em que estamos inseridos. Negar a existência de falhas na cadeia produtiva é também uma forma de posicionamento, por isso é bom se envolver cobrando e questionando as marcas de moda que fazem parte da sua rotina de consumo. 

Fonte: Reprodução da internet