Gringa Indica: 5 modelos de bolsa Chanel para você conhecer

A gente é especialista quando o assunto é bolsa. Como nós já sabemos, você também deve ser apaixonada por esse item que é a cereja do bolo de qualquer look. Hoje no blog iremos te mostrar 5 modelos de bolsas da Chanel para conhecer e investir. Fique por dentro da história de cada uma delas:

A Chanel é uma das marcas mais requisitadas do mercado de luxo, seja no varejo ou no secondhand. A maison francesa fundada por Gabrielle Coco Chanel em 1910 possui uma história extensa e um legado impressionante - falamos dela neste post aqui - conquistando milhares de admiradores que investem em peças da marca. 

Aqui na Gringa nós temos diversos modelos da label, porém selecionamos 5 deles para você conhecer mais detalhes. Além disso, já publicamos um post com outros modelos e as melhores bolsas para vender, não somente da Chanel, mas de grandes maisons de luxo. Continue lendo o post e fique por dentro de tudo:


1 - Chanel Boy Bag

A criação desta bolsa envolve uma história de amor entre Coco Chanel e Arthur Boy Capel. Durante o tempo em que cantava nas noites parisienses, ela estava cercada de pessoas da alta sociedade e muito influentes, principalmente depois de engatar um breve romance com Etienne Balsan, que abriu as portas desse novo mundo.

Depois do término com o magnata, ela então conhece esse homem milionário, que se tornaria o grande amor de sua vida. Foi ele quem ajudou a abrir sua primeira loja de chapéus em Paris e teve um affair durante anos com a estilista. Arthur Boy Capel era um jogador de pólo e sempre incentivou Gabrielle nos negócios, apoiando financeiramente sua amada. 

Infelizmente em 1919, Chanel recebeu a trágica notícia da morte de seu amor em um acidente de carro. Ele estava indo ao encontro dela durante o natal, mas por um destino cruel não conseguiu realizar tal feito. 

O design da bolsa foi desenvolvido por Karl Lagerfeld e tem um apelo estético cheio de significados. Primeiramente a inspiração remete aos cartuchos de caçador que Mademoiselle Chanel usava. A bolsa possui uma elegância andrógina pelo formato retangular e tem uma áurea masculina, devido ao uso das  grandes correntes de elos. 

Sendo assim, Karl faz uma homenagem ao grande amor de Chanel e nomeia essa bolsa de “Boy Bag”. O fecho de encaixe da bolsa é marcante e tem um design genial no formato de CC interligado, abrindo-se apenas com um leve aperto na lateral. Esse modelo possui 4 variações: small, medium, large e messenger.

2 - Chanel 2.55

Criada pela própria Gabrielle Chanel, essa bolsa é um clássico da marca e não poderia ficar de fora da nossa lista. A estilista parisiense estava cansada de carregar suas bolsas nas mãos e por isso decide criar uma bolsa tira colo. O modelo foi desenvolvido em Fevereiro de 1955 e por isso recebe o nome “2.55”. Além disso, o nome carrega simbolismos e misticismos para Chanel. O número 2 é associado a harmonia e simetria, já o número 5 era  o favorito de seu grande amor, Boy Capel.

Na época, Chanel estava pretendendo retornar a Paris com seus negócios e planejava algo grandioso. Mesmo seu desfile saindo em várias páginas da Vogue, não foi o suficiente para atrair os olhares da clientela. No ano seguinte ela inova ao lançar uma bolsa extremamente funcional, assim como a maioria dos designs que ela criava. 

O grande destaque eram as alças, que permitiria às mulheres andarem pelas ruas de Paris sem a menor preocupação de esquecer suas bolsas em determinado lugar. Mãos livres, o objetivo era esse, seja pra pegar um cigarro, um batom para retocar os lábios, uma caneta para escrever uma carta de amor e assim por diante. 

Essa bolsa é trabalhada em matelassê, visto nas jaquetas dos homens que cavalgavam na época que Chanel estava envolvida com Etienne Balsan. O fecho reflete toda a elegância e vanguardismo da maison, levando o título de “mademoiselle”, justamente porque nunca se casou. A bolsa também ganhou uma versão nas mãos de Karl Lagerfeld e até hoje é um símbolo clássico da marca. Possui diversos tamanhos e uma infinidade de cores, texturas e materiais. 

3 - Deauville Tote Bag

Está indo viajar nas férias? Então essa é a bolsa perfeita para a ocasião. A Deauville Tote Bag é sinônimo de luxo, elegância e requinte. 

A bolsa foi apresentada no desfile de Primavera/Verão 2012, quando Karl Lagerfeld ainda era diretor criativo da marca. O modelo vem nos tamanhos: pequeno, médio, grande e extra grande, em materiais como canvas, que remete a ideia de praia. Ela também é encontrada com fabricação em denim, caviar e ráfia. A logo da maison fica estampada com o CC interlocking e o endereço “31 Rue Cambon, Paris”, em referência à primeira boutique de Chanel.  

Seu estilo tem uma proposta completamente diferente das outras bolsas e é apropriada para aquelas viagens para lugares como Saint-Tropez, Cannes ou Deauville, como o próprio nome sugere. Essa cidade era a favorita de Coco Chanel quando tirava férias. 

 

4 - Chanel Classic Flap

Essa bolsa é uma reinterpretação da Chanel 2.55, ela foi apresentada durante os primeiros anos de Karl Lagerfeld na maison nos anos 80. Ele manteve algumas características da bolsa, mas trouxe inovações para  trazer jovialidade, um upgrade que tornou a bolsa um ícone de desejo no mundo da moda. 

Nessa atualização Karl trouxe o CC interlocking, ou seja, o fecho que apresenta a abertura no centro e pontas quadradas, diferente do fecho mademoiselle criado por Chanel nos anos 50. Outro aspecto chamativo dessa bolsa são as alças, é impossível não notar a diferença entre as duas. Enquanto a 2.55 é fabricada apenas com a corrente metalizada e aros arredondados, a Classic Flap tem uma tira de couro entrelaçada na corrente. E as duas têm a possibilidade de regular o tamanho. 

A Chanel Classic Flap também pode ser encontrada como Single Flap, que possui apenas uma aba ao abrir ou Double Flap, que tem duas abas e com a logo CC costurada em relevo. Quanto aos tamanhos, você encontra as versões pequena, média, jumbo e maxi. 

 

5 - Chanel 22

Essa bolsa foi lançada em 2022 no desfile de Primavera/Verão, sob o comando da nova diretora criativa Virginie Viard. O sucesso foi instantâneo, principalmente depois da campanha com celebridades como Lily-Rose Depp, e Whitney Peak, que participou do remake de Gossip Girl.

Fonte: Reprodução da internet               Lily-Rose Depp na campanha da Chanel

 

Fonte: Reprodução da internet                 Whitney Peak na campanha da Chanel 22

 

A bolsa é uma bucket bag e dá match com o lifestyle da Gen Z, segundo a Chanel. O nome da bolsa faz referência ao ano em que foi apresentada e também ao centenário do segundo perfume da maison, Chanel 22. 

Fonte: Chanel

O design conta  com um matelassê expandido e alças reguláveis metalizadas com a tira de couro entrelaçada: um clássico Chanel. E para deixar ainda mais cool e elegante, o nome da marca é aplicado com ferragens douradas, além do medalhão externo, que dá um charme a parte. Os tamanhos disponíveis são: pequeno, médio e grande. Já o material é o Calfskin clássico da marca, super maleável, perfeito para o dia a dia da mulher Chanel. 

 

 

Escrito por Jefté Leal