UMA MODA A FAVOR DO CLIMA

Se você nos acompanha há um tempo, sabe que acreditamos piamente na moda como importante agente de transformação. Tudo o que fazemos por aqui, inclusive o motivo da nossa existência como negócio, leva isso em consideração.

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Coco Chanel disse: “Moda não é algo que existe apenas em vestidos. A moda está no céu, na rua, moda tem a ver com ideias, a forma como vivemos, o que está acontecendo.” E se a moda nos ajuda a encontrar uma saída para expressar os tempos em que vivemos, seria impossível captar os tempos atuais sem pensar nas mudanças climáticas e em como adotar um estilo de vida mais sustentável.

COP26

A COP26 aconteceu em Glasgow, Escócia, de 31 de outubro a 12 de novembro de 2021. As COPs se tornaram um importante espaço para todos os setores da sociedade (governos, empresas e sociedade civil) se encontrarem e discutirem possíveis soluções, parcerias e próximos passos para o enfrentamento da crise climática. 

Como sempre, a presença de movimentos globais da sociedade civil se mostrou forte todos os dias durante a conferência climática, com diversas manifestações que pediam ações concretas de combate às mudanças climáticas.

"É possível resolver grandes problemas coletivamente."

A COP de Glasgow teve alguns avanços, com inúmeros compromissos adotados a fim de limitar o aquecimento global a 1,5 oC. Fica claro o caminho a ser seguido: eliminar o desmatamento, limitar ou eliminar o uso de  carvão para a geração de energia e subsídios a combustíveis fósseis será crucial para fecharmos o gap de emissões para o próximo ano.

A INFLUÊNCIA DA MODA

"A indústria da moda só alcançará suas metas de sustentabilidade se marcas se dedicarem a comunicar estilos de vida sustentáveis de forma atraente." 

Uma mudança de cultura e estilo de vida será necessária para limitarmos o aumento da temperatura global a 1,5 oC, e nenhuma indústria é melhor do que a moda para liderar esse processo. Esse foi o recado dado pela Carta da Indústria da Moda para Ação Climática (UNFCCC Fashion Industry Charter for Climate Action) 1 na COP26.

A indústria deve se comprometer com relatórios precisos e esforços de comunicação transparentes; evitar exageros ou omissões para parecer mais ambientalmente ou socialmente amigável (o “greenwashing”); e focar em marketing inclusivo e em narrativa que incentive uma indústria mais justa. O grande desafio é transformar o estilo de vida sustentável em algo não apenas necessário devido à emergência climática em que vivemos, mas em um estilo de vida atratente e desejável para os consumidores mais jovens.

O PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente) prevê uma hierarquia de consumo, onde a compra de novos produtos é o último recurso. A expansão de novas alternativas, incluindo aluguel e revenda, será um desafio importante para tornar o “estilo de vida 1,5 oC” acessível a todos.

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Nos comprometemos a seguir trabalhando para comunicar um estilo de vida mais sustentável através da moda circular.

Cada nova adepta ao mundo second hand é uma grande vitória pra gente e pro planeta!

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Fontes:

1 Carta da Indústria da Moda para Ação Climática: O documento apresenta um plano para a indústria global da moda desenvolver e implementar uma estratégia coletiva de descarbonização para limitar o aumento da temperatura global a 1,5oC.

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Escrito por Carol Perlingiere