Vamos celebrar o second hand
A primavera chegou, e com ela, é tempo de renascimento e novas resoluções. Momento perfeito para dar uma desacelerada, organizar a casa e refletir sobre nossos hábitos de consumo.
Por isso convidamos você a se juntar ao movimento #SecondHandSeptember e a não comprar nenhum item de roupa ou acessório novo por 30 dias. O mês está acabando, mas ainda dá tempo de começar e aplicar no próximo mês.
A ideia por trás da campanha da Oxfam 1 é mostrar que não precisamos comprar novos itens para ficar por dentro da “tendência” da próxima estação. Comprar itens de segunda mão é uma forma de contribuir para um consumo mais sustentável.
Topa o desafio?
Caaaalma que é bem mais fácil do que parece. A gente te ajuda <3
COMO FICAR 30 DIAS (OU MAIS) SEM COMPRAR NENHUMA ROUPA OU ACESSÓRIO NOVOS:
Você sabia que individualmente, podemos fazer a diferença com o que vestimos?
Ao longo das últimas décadas, temos participado de um crescimento desenfreado de produção e consumo de roupas, colocando os recursos naturais e a capacidade de regeneração do nosso planeta em cheque. A produção global de itens de moda mais do que dobrou entre 2000 e 2014, excedendo 100 bilhões de peças produzidas em 2014.2 Só no Brasil, produzimos 9 bilhões de peças de roupas por ano.3 E adivinha aonde esse excesso todo de roupa vai parar? Em lixões, ou acabam sendo incinerados.
Nós extraímos, fabricamos e descartamos de forma acelerada e insustentável. Isso quer dizer que praticamente toda peça de roupa ou acessório que já adquirimos e “jogamos fora”, se não tiverem sido queimadas, ainda populam algum lixão ou oceano por aí.
SECOND HAND IS THE NEW BLACK
Para nós, amantes da moda, a escolha da peça que entrará para nosso acervo tem que fazer sentido. Tem que estar alinhado com nosso estilo, mas também com tudo aquilo que o novo item representa. Melhorar nossa forma de consumir moda, cuidar das nossas peças e atentar para o descarte, é responsabilidade de todos nós.
Frente à crise climática que enfrentamos, podemos dizer com toda certeza que o mercado de moda de segunda mão está aqui para ficar. Há uma clara tendência na priorização de roupas e acessórios de moda que já existem versus a compra de item novos. O tipo de tendência que amamos!
Segundo o relatório anual da ThredUp, o mercado de moda de segunda mão vai ultrapassar o mercado de fast fashion em 2028.
Essa mudança de mindset é extremamente benéfica para o planeta, para pessoas envolvidas na cadeia de produção da moda, e também para o nosso bolso <3
Vamos juntas mudar nossos hábitos de consumo?
Em busca da bolsa dos sonhos, cheia de história pra contar? Compre uma de segunda mão na Gringa.
Fontes:
1 - Oxfam: confederação que atua em mais de 90 países em busca de soluções para pobreza, injustiça e desigualdade social.
3 - ABIT
4 - Pesquisa por @victoria.hartley
Escrito por Carol Perlingiere