O que posso fazer para me tornar uma fashionista mais consciente?

Deixamos aqui 5 passos fáceis para você seguir 😉

1.OTIMIZE SEU GUARDA-ROUPA:

Como falamos em nosso último post, organizar o seu armário e reduzir o número de peças que você possui vai te fazer um bem danado. A sensação de insatisfação frente a um mundo de opções que vive nos nossos guarda-roupas é motivo de ansiedade e de idas irracionais e desnecessárias ao shopping.


2. COMPRE MELHOR:

  • Compre usado. Roupas e acessórios de segunda mão possuem muitas vezes melhor qualidade e menor custo. Ao comprar usado, você está reutilizando ao invés de usar novos recursos.
  • Compre qualidade. Peças de alta qualidade podem ter um preço mais elevado, mas irão lhe poupar tempo e dinheiro no longo prazo, uma vez que irão durar mais. Evite marcas fast fashion, se possível.
  • Compre de forma consciente. Conheça a marca e saiba de onde suas roupas vêm. Verifique se as práticas de determinada marca estão alinhadas com os seus valores. Sempre que possível, opte por marcas comprometidas com uma moda ética e sustentável.

3. PARE E REFLITA ANTES DE COMPRAR UMA NOVA PEÇA DE ROUPA OU ACESSÓRIO:

Evite compras por impulso. Responda às seguintes perguntas antes de seguir com uma compra: Vou usar este item pelo menos 30 vezes? É uma peça versátil? Vou me cansar das cores/estampa em pouco tempo? É de boa qualidade? Qual é a durabilidade da peça? Foi feita de forma ética e sustentável? Por quem? Esta peça me representa (em termos de estética e valores)? A marca tem um canal aberto de trocas, e responde aos meus questionamentos?


4. CUIDE BEM DAS SUAS ROUPAS E ACESSÓRIOS:

Até 2/3 da pegada de carbono de itens de moda é gerado após a sua compra. Ou seja, nem tudo é culpa da indústria da moda. Nós, como consumidores, também somos responsáveis por cuidar bem das nossas peças:

  • Lave apenas quando realmente precisar. Suas roupas vão durar mais e você ainda economiza água, energia e sabão.
  • Evite usar máquina secadora: isso te faz poupar energia e evita a emissão de mais CO2 na atmosfera.
  • Lave com água fria: assim, além de poupar energia e evitar emissões de CO2, suas roupas também durarão mais.
  • Evite microplásticos: se possível, use um saco de lavagem Goopyfriend . Esses sacos de lavagem com tecnologia filtram microplásticos que são liberados por tecidos sintéticos durante a lavagem. Esses microplásticos acabam chegando aos rios, lagos e oceanos, representando uma grande ameaça ao meio ambiente e a todos nós.
  • Cuide da sua Gringa com carinho: Afinal, quando/se você cansar dela, ela volta pro nosso site 😊 Deixamos aqui dicas detalhadas de como fazer sua Gringa continuar novinha por muitos e muitos anos.

5. DOE, RECICLE, REVENDA

Não deixe que peças que você já não usa mais vão parar em aterros sanitários. Ao invés disso, prefira:

  • Doar: existem diversas organizações que coletam roupas para doação. Faça uma busca na sua cidade. Você também pode sempre doar para familiares, amigas, conhecidas...

  • Reciclar: mesmo calcinhas velhas podem ser recicladas. Procure um ponto de coleta próximo a você. Outra opção é ser criativa e repaginar uma peça que não usa mais (cortando, pintando, costurando...).

  • Revender: por fim, uma excelente opção é revender peças do seu guarda-roupa que se encontram em bom estado. Assim, além de ajudar o planeta, você ainda ganha uma grana $$. Venda sua Gringa aqui <3

Embarque nessa jornada lindona de consciência com a gente! Faça parte da solução e consuma uma moda de menos impacto <3

Nosso canal está aberto para trocas, ideias, e questionamentos. Nos envie suas perguntas ou sugestões para WhatsApp ou concierge@gringa.com.br.

 

 Escrito por Carol Perlingiere