Mas afinal, o que é a moda sustentável?

Moda sustentável, moda consciente, moda ética, moda responsável.

Você já deve ter visto pelo menos um desses termos sendo usado por aí. Mas o que isso quer dizer? 

Para te ajudar, resolvemos esclarecer algumas perguntas que temos recebido por aqui.

1. Por que falamos de uma moda sustentável?

Você já se perguntou como as suas roupas e outros itens de moda foram feitos? Ao adquirir uma peça de roupa, bolsa ou acessório, normalmente não nos damos conta do que está por trás da sua produção:

Pessoas estão envolvidas em toda a cadeia da moda, da plantação do fio de algodão, por exemplo, até o seu processo de manufatura e tingimento, a costura de uma peça de roupa, e a venda da mesma em uma loja física ou online. A indústria da moda emprega mais de 60 milhões de pessoas globalmente, sendo 80% da sua mão de obra feminina. No Brasil, o setor é o segundo maior empregador do país, com mais de 9 milhões de empregos diretos e indiretos.

Além da indústria da moda ser uma das mais intensivas em recursos do mundo, é também uma grande violadora dos direitos humanos e do meio ambiente, agravando a crise climática na qual nos encontramos. Alguns dados que nos deixam de cabelo em pé:

Por conta dessas questões, que muitas vezes acabam passando despercebidas para quem está comprando o tão sonhado vestido, é que o movimento em prol de uma moda mais ética e sustentável vem se fortalecendo ao longo dos últimos anos.

O Fashion Revolution 1 - fundado em 2013 - é o principal precursor do movimento por uma indústria da moda limpa, segura, justa, transparente e responsável, mobilizando milhares de pessoas e marcas no mundo todo. A campanha #QuemFezMinhasRoupas surgiu para aumentar a conscientização sobre o verdadeiro custo da moda e seu impacto no mundo, em todas as fases do processo de produção e consumo. 

Uma moda ética/consciente/sustentável (chame como preferir), é a moda que leva em consideração as pessoas que estão por trás do seu ciclo de produção, assim como o seu impacto ambiental. A moda pode e deve ser ferramenta de transformação social e de cuidado com o nosso planeta. Logo, a escolha de fornecedores e materiais, o design que minimiza o desperdício, e modelos de negócio circulares nunca se mostraram tão importantes.

 2. E por que vocês na Gringa acreditam que o futuro da moda é circular? O que é isso?

O impacto da moda não é apenas um problema da indústria, mas sim de todos nós!

Você sabia que estamos no cheque especial com o planeta? A demanda humana por recursos naturais, usados em grande escala pelo setor da moda, já excede a capacidade de regeneração do planeta. Estamos perto de precisar de 2 Terras para dar conta do volume anual de consumo humano.2

Como já falamos, a indústria da moda depende principalmente de recursos não renováveis – 98 milhões de toneladas por ano – incluindo petróleo para produção de fibras sintéticas, fertilizantes para plantio de algodão e químicos para tingimento e finalização de fibras. 3

Por conta da nossa atual economia linear de fabricação, uso e descarte, roupas e acessórios são usados e jogados fora numa velocidade sem precedentes. O equivalente a 1 caminhão de lixo têxtil é encaminhado para lixões e aterros sanitários ou queimado a cada segundo. 4

Uma coisa é certa: precisamos mudar a nossa forma de produzir e consumir antes que seja tarde demais! Por esse motivo, enxergamos na moda circular uma bela solução para aliviar a pressão por novos recursos e dar um respiro para o planeta.

Na economia circular, tudo é pensado para eliminar o lixo e a poluição durante o ciclo de vida de um produto. A moda circular pode ser definida como roupas, sapatos ou acessórios que são projetados com grande longevidade, eficiência de recursos, não toxicidade, biodegradabilidade, reciclabilidade e boa ética em mente. Lembrando que o lixo é considerado um erro de design.

A Gringa é um modelo de negócio circular porque somos um recommerce de acessórios de luxo. Ou seja, colocamos itens de moda em desuso para circular de volta na economia. Com isso, estendemos a vida útil dessas peças e aliviamos a pressão por novos recursos do planeta.

3. Que documentários vocês indicam para abrir os nossos olhos e entendermos melhor a dinâmica da indústria da moda?

Um documentário que irá mudar a sua vida é o The True Cost (tá no Netflix!). Se ainda não viu, corre lá.

Outras dicas muito boas: RiverBlue  e Estou me Guardando para Quando o Carnaval Chegar (também no Netflix!).

    Embarque nessa jornada lindona de consciência com a gente! Faça parte da solução e consuma uma moda de menos impacto <3

    Nosso canal está aberto para trocas, ideias, e questionamentos. Nos envie suas perguntas ou sugestões para WhatsApp ou concierge@gringa.com.br.

     

     Fontes:

    1 - Fashion Revolution

    2 - Global Footprint Network 

    3 e 4 - Ellen MacArthur Foundation

     

     

     Escrito por Carol Perlingiere