LUXO MESMO É SER SUSTENTÁVEL

Temos visto tantas novidades no universo de moda & sustentabilidade que nos enchem de esperança, que resolvemos compartilhar algumas delas com vocês.

Por que agir?

O último relatório da McKinsey & Company e da Global Fashion Agenda, Fashion on Climate, alerta que a indústria internacional da moda deve agir urgentemente para reduzir suas emissões de carbono pela metade. Sem isso, não será possível alcançarmos a meta estabelecida pelo Acordo Climático de Paris de limitar o aumento da temperatura da Terra a 1,5 °C acima dos níveis pré-industriais.

O que acontece se não controlarmos o aquecimento global?

Dado chocante: A indústria da moda global produziu mais gases de efeito estufa do que a França, Alemanha e Reino Unido juntos em 2018!1

 As boas novas <3

Sabemos que o caminho para a sustentabilidade é longo, mas algumas ações devem ser celebradas.

Vem ver o que algumas das marcas que amamos na Gringa têm feito para combater as mudanças climáticas e alguns dos seus compromissos por uma moda mais ética e responsável.

CHANEL

No último mês, a Chanel lançou sua primeira dívida verde (sustainability bonds). A marca listou títulos de dívida no valor de 600 milhões de euros na Bolsa de Valores de Luxemburgo, vinculados aos compromissos e metas de sustentabilidade assumidos pela Chanel. Caso as metas de sustentabilidade pré-estabelecidas não forem cumpridas, a empresa estará sujeita à penalidades e deverá pagar um prêmio na data de maturidade dos títulos.

Em seu conjunto de metas para combater as mudanças climáticas intituladas Chanel Mission 1,5°2, a marca se compromete a reduzir pela metade as emissões de carbono das suas operações até 2030, mudar para 100% de eletricidade renovável em todo o mundo até 2025 e reduzir as emissões da cadeia de suprimentos em 40% por item vendido.

Em busca da sua bolsa Chanel second hand pra reduzir ainda mais a sua pegada de carbono? A gente te ajuda <3

BURBERRY

A Burberry também lançou os seus primeiros títulos de dívida de sustentabilidade no mês passado, no valor de 300 milhões de libras. O que significa que o valor arrecadado com a listagem desses sustainability bonds irá financiar e/ou refinanciar “projetos sustentáveis elegíveis” de acordo com o Sustainability Bond Framework3 da empresa, como a construção de  armazéns com maior eficiência energética, ou o sourcing de algodão e couro de forma mais responsável e sustentável.

A centenária britânica também possui um compromisso para neutralizar as emissões de carbono de suas operações até 2022.4 Seu último desfile na London Fashion Week foi totalmente carbono-neutro.5

Curiosidade: Já conheceu a coleção ReBurberry6, projetada para gerar um impacto positivo no planeta? Nela são utilizados materiais circulares e tecidos sustentáveis como o ECONYL, uma fibra de nylon sustentável feita com redes de pesca resgatadas do oceano, restos de tecido e plástico industrial.

Quer fazer parte da moda circular conosco usando Burberry? Vem!

GUCCI

A fim de minimizar seu impacto ambiental, a Gucci não só passou a neutralizar as suas emissões de carbono, assim como as emissões da sua cadeia de fornecedores. Veja aqui7 os compromissos assumidos pela marca para gerar impacto positivo para as pessoas e o planeta.

Mas a novidade quente do momento é que a Gucci acaba de aderir ao mercado de resale, anunciando uma parceria inédita com a TheRealReal. Com isso, a marca incentiva seus clientes a consignarem suas peças paradas, e a comprarem itens Gucci de second hand.Além disso, a parceria também apoia uma ONG em prol do reflorestamento global.

Você já entendeu por que vibramos com a notícia, né? Moda circular é o futuro, e o futuro é agora! 😉

Vale a pena checar: Gucci Off the Grid8 streetwear feita de fibras orgânicas, recicladas e regenerativas.

E já que o assunto é Gucci, selecionamos algumas peças a dedo pra você.

STELLA McCARTNEY

E é claro que não poderíamos deixar de falar sobre a tão inspiradora Stella McCartney! Pioneira quando o tema é luxo, sustentabilidade e veganismo, a marca continua comprometida em transformar a indústria da moda. Em seu último Eco impact Report8, a marca precifica o seu impacto ambiental (8.21 milhões de e uros em 2019) a fim de tomar decisões sobre materiais, fornecedores, operações, etc. Suas soluções em prol da natureza incluem agricultura regenerativa para melhorar a qualidade do solo, diminuir emissões de carbono, aumentar a biodiversidade e apoiar comunidades locais.

Devolver à natureza ao invés de tirar dela”.

Em sua nova coleção SS21, com o uso de materiais reciclados e nova tecnologia, Stella McCartney caminha para se tornar uma marca zero waste (que não gera desperdício de produção). Além disso, a coleção A to Z10 se trata de um manifesto, e comunica os valores da marca (C de Consciente , O de Orgânico, S para Sustentabilidade, V de Vegano, e por aí vai).

E voltando a falar de resale, a Stella também acredita que moda circular é o que há. Suas clientes ganham crédito na loja ao consignarem uma bolsa usada na TheRealReal.

O tipo de tendência que amamos <3 Encontre sua Stella McCartney second hand aqui.

 

A mudança já está acontecendo. Faça parte dela você também 😉

Shop Now | Venda sua Gringa

 

 Fontes:

1 - Fashion on Climate Report

2- Chanel Climate Report

3 - Sustainability Bond Framework

4 - Burberry Carbon and Energy

5 - Burberry Outono Inverno 2020

6 - ReBurberry

7 - Compromissos Gucci

8 - Gucci Off the Grid

9 - Eco Impact Report

10 - Coleção A to Z

Escrito por Carol Perlingiere