GIRL POWER 💪

Muito na moda é feminino: a palavra moda, seu público e sua mão de obra. Liderança também é substantivo feminino e está mais do que na hora de vermos mulheres liderando grandes marcas.

Mulheres na moda

É muito claro que sem nós, mulheres, não existe moda. Além de sermos as maiores consumidoras de moda (80% das decisões de compra de moda, segundo a PwC), mulheres também representam 80% da força de trabalho dessa indústria no mundo, e 75% no Brasil.1

Mas você já se perguntou que posição ocupam essas mulheres? Apenas 15% exercem cargos de liderança em empresas do setor.2 Das empresas de moda e varejo que fazem parte da lista Fortune 1000 (as mil maiores empresas americanas), apenas 12.5% são lideradas por mulheres.3 

É isso mesmo que você leu: a moda, uma indústria dominada por produtos femininos e sustentada pelas compras de mulheres, ainda é predominantemente liderada por homens, sejam eles CEOs, designers, editores de moda ou donos de fábrica.

Se a indústria emprega milhões de mulheres, as grandes marcas não deveriam agir mais e divulgar informações sobre o que estão fazendo para diminuir a desigualdade de gênero internamente? Quais são as políticas de igualdade de gênero e combate ao trabalho forçado de mulheres em sua cadeia de valor? E como andam suas políticas e dados sobre equiparação salarial entre homens e mulheres (segundo o IBGE, mulheres ainda recebem, em média, 20% a menos que os homens ocupando os mesmos cargos)? O Índice de Transparência da Moda Brasil e o Fashion Transparency Index, iniciativas do Fashion Revolution, cobram essas informações anualmente das grandes marcas e varejistas de moda.

 

Por Mais Mulheres no Poder

Não só na moda mas em todas as esferas!

Quer motivos? Então vamos lá.

Importante lembrar: diversidade e inclusão não são tendência, mas a forma através da qual toda empresa deveria operar.

E se a moda nos ajuda a encontrar uma saída para expressar os tempos em que vivemos, seria impossível captar os tempos atuais sem diversidade e igualdade de gênero.

O que você pode fazer em prol da equidade de gênero?

Precisamos muito mais do que camisetas com frases de empoderamento. A equidade de gênero requer ações concretas.

Vamos juntas construir um futuro mais feminino!

Shop Now | Venda sua Gringa

 

Fontes:

1 - ABIT

2 - Fashion Revolution

3 - PwC 

4 - Fashion Revolution Brasil

 

Escrito por Carol Perlingiere