GIRL POWER 💪
Muito na moda é feminino: a palavra moda, seu público e sua mão de obra. Liderança também é substantivo feminino e está mais do que na hora de vermos mulheres liderando grandes marcas.
Mulheres na moda
É muito claro que sem nós, mulheres, não existe moda. Além de sermos as maiores consumidoras de moda (80% das decisões de compra de moda, segundo a PwC), mulheres também representam 80% da força de trabalho dessa indústria no mundo, e 75% no Brasil.1
Mas você já se perguntou que posição ocupam essas mulheres? Apenas 15% exercem cargos de liderança em empresas do setor.2 Das empresas de moda e varejo que fazem parte da lista Fortune 1000 (as mil maiores empresas americanas), apenas 12.5% são lideradas por mulheres.3
É isso mesmo que você leu: a moda, uma indústria dominada por produtos femininos e sustentada pelas compras de mulheres, ainda é predominantemente liderada por homens, sejam eles CEOs, designers, editores de moda ou donos de fábrica.
Se a indústria emprega milhões de mulheres, as grandes marcas não deveriam agir mais e divulgar informações sobre o que estão fazendo para diminuir a desigualdade de gênero internamente? Quais são as políticas de igualdade de gênero e combate ao trabalho forçado de mulheres em sua cadeia de valor? E como andam suas políticas e dados sobre equiparação salarial entre homens e mulheres (segundo o IBGE, mulheres ainda recebem, em média, 20% a menos que os homens ocupando os mesmos cargos)? 4 O Índice de Transparência da Moda Brasil e o Fashion Transparency Index, iniciativas do Fashion Revolution, cobram essas informações anualmente das grandes marcas e varejistas de moda.
Por Mais Mulheres no Poder
Não só na moda mas em todas as esferas!
Quer motivos? Então vamos lá.
Importante lembrar: diversidade e inclusão não são tendência, mas a forma através da qual toda empresa deveria operar.
E se a moda nos ajuda a encontrar uma saída para expressar os tempos em que vivemos, seria impossível captar os tempos atuais sem diversidade e igualdade de gênero.
O que você pode fazer em prol da equidade de gênero?
Precisamos muito mais do que camisetas com frases de empoderamento. A equidade de gênero requer ações concretas.
Vamos juntas construir um futuro mais feminino!
Fontes:
1 - ABIT
3 - PwC
4 - Fashion Revolution Brasil
Escrito por Carol Perlingiere