Oscar de la Renta: a história e assinatura da marca
A marca que conta a sua história por meio de roupas, bolsas, sapatos, acessórios e até mesmo perfumes, apesar de fabricados na sua grande maioria nos Estados Unidos e Itália, surgiu no coração de Óscar Arístide Ortiz de la Renta Fiallo, estilista nascido na República Dominicana em 22 de julho de 1932, há exatos 91 anos atrás.
Óscar tornou-se estilista após desenhar para diversas casas de moda em Madri, enquanto estudava na Academia Real de Belas Artes correndo atrás do sonho de se tornar pintor. Um dos seus croquis foi para a filha do embaixador da Espanha, um vestido tão deslumbrante que se tornou capa da revista Life.
FOTOS: INSTAGRAM
Sua criatividade chamou a atenção de Cristóbal Balenciaga, que foi o seu primeiro mentor no mercado de luxo. Já em 1961, tornou-se assistente na Maison Lanvin e, pouco depois, aprendiz de Christian Dior. Ofuscado por grandes nomes e já com criações prontas para brilharem sozinhas, em 1963 lançou a sua primeira coleção independente e prêt-a-pôrter.
O ícone latino conhecido por seu perfeccionismo assinou modelos para grandes nomes como a primeira dama Jacqueline Kennedy, Audrey Hepburn e Sarah Jessica Parker, marcando diferentes gerações e criando roupas que transitam entre o casual e o tapete vermelho.
FOTO: ELLE
Nos anos seguintes, após a Segunda Guerra Mundial, sua marca conquistou prêmios que promoviam e celebravam a moda americana, além de incentivar o design em um momento tão turbulento.
E os marcos para o designer não param por aí: em 1977, com o seu nome repercutindo por toda a américa, lançou o seu primeiro perfume, sendo também o primeiro produto masculino da marca. Já em 1992, Óscar tornou-se o primeiro estilista latino a assumir a direção criativa de uma grife francesa, a Balmain, onde trabalhou até 2002. Até 2016, Oscar de la Renta possuia 10 lojas espalhadas pelo mundo e um faturamento de U$200 milhões de dólares.
Quanto à autenticidade das peças de la Renta, existem três pontos cruciais que precisam ser observados:
O primeiro deles, a qualidade. Não é à toa que o estilista sempre carregou a fama de criar peças com detalhes minuciosos, portanto costuras, pespontos, modelagem, tecidos e bordados sempre serão de altíssima qualidade e acabamentos nas peças de Oscar de la Renta, sejam elas alfaiatarias casuais, vestidos deslumbrantes ou bolsas que parecem joias.
FOTO: INSTAGRAM
O segundo ponto de atenção é a assinatura do designer, presente em todas as peças, independente de quais locais, internos ou externos. Sempre com fonte cursiva e muito definida, independente de serem costuradas ou sublimadas.
FOTO: PINTEREST
E por fim, mas não menos importante, o made in, que revela onde as peças foram feitas e, no caso da marca, as possibilidades atualmente serão sempre Estados Unidos ou Itália.
FOTO: GRINGA
Independente de qual momento da história a marca esteja, qual nome assuma a direção criativa ou qual o item a ser escolhido para ser admirado ou comprado, a sensação que Oscar de la Renta consegue trazer para a moda é sempre luxuosa.