Livetalk: Empreendedorismo feminino, inovação e sustentabilidade
Empreendedorismo feminino, inovação e sustentabilidade: esses foram alguns dos temas abordados na primeira livetalk da gringa.
Assuntos importantes, atuais e muito presentes também na gringa! Então nada melhor do que ouvir e trocar com quem está totalmente por dentro deles.
As primeiras convidadas foram Emilly Ewell e Maria Eduarda Camargo, sócias fundadoras da Panty's, marca inovadora no mercado de calcinhas absorventes. Elas bateram um papo com nossa CEO & Founder, Fiorella Matheis.
Fiorella, que diz ser fã da marca e adquiriu sua primeira calcinha em 2018, quis saber como foi a que começou a história da Panty’s, que surgiu em 2017.
HISTÓRIA DA PANTY’S
Emilly (americana), e Maria Eduarda (brasileira), começaram a falar sobre a ideia em 2015, quase 2 anos antes do lançamento, até evoluir e desenvolver para, finalmente, lançar em Agosto de 2017. Hoje a marca está com quase 4 anos. Emilly já tinha um background de e-commerce, com foco em saúde.
Enxergaram essa oportunidade, após perceber que, no Brasil, 90% das mulheres usavam absorvente externo, enquanto as americanas usam absorvente interno. Uma inovação que impacta no dia a dia da mulher, além de um impacto de sustentabilidade.
O Brasil tem 4 bilhões de absorventes descartados todo ano, perdendo apenas para a Índia.
EMPODERAMENTO E SUSTENTABILIDADE
Fiorella lembrou como a Panty's se destaca no mercado trazendo a sustentabilidade de um jeito divertido, instruindo, compartilhando conhecimento, fugindo do estereótipo perfeito de mulheres em suas campanhas.
Emilly disse que elas tiveram esse movimento de abraçar a diversidade e um olhar para a beleza interna. Absorvente e menstruação são assuntos íntimo e precisa comunicar com todas as mulheres, e é um tabu. Maria Eduarda complementou contando que as relações com base na transparência são as mais fortes e duradouras, por isso elas buscam uma comunicação transparente e inclusiva.
"A gente foi a primeira marca do Brasil de menstruação a usar o líquido vermelho nas nossas comunicações. Isso foi um dos pontos da transparência que a gente quis deixar muito claro. Educar ao mercado que é normal falar sobre isso."
Fiorella também contou um pouco da sua experiência na gringa, e da semelhança entre as duas empresas, que trazem ideias novas. No caso da gringa, vender e comprar produtos usados, e sobre o desafio de lidar com o preconceito que ainda existe em relação ao consumo secondhand, que está sendo trabalhado e educado na comunicação da marca.
VALORES DAS MARCAS
Fiorella lembrou que está em momento de transição na empresa, focando mais na parte estratégica e ligada à moda, e construindo um time empoderado sobre decisões.
Emilly reforçou que a cultura é algo muito estratégico. Se a empresa tem um propósito e pilares, isso deve ser trabalhado na comunicação, mas também para a equipe de forma muito clara. Problemas devem ser comunicados e não escondidos, desmitificando a cultura de esconder problemas e erros. Por isso, investiram muito tempo e energia no on board da empresa.
"Competência e habilidade são treináveis, mas a essência e as pessoas que a gente traz para marca são as que realmente estão casadas com os mesmos objetivos que a gente quer atingir."
MULHERES EMPREENDEDORAS
Emilly compartilhou as experiências que tiveram de pouca representatividade de mulheres nos fundos de investidores, e isso foi uma barreira.
"É difícil explicar um conceito tão íntimo feminino para um grupo totalmente de homens que nem entende o benefício do produto. Foi um desafio."
Emilly lembrou de uma situação em que um investidor sugeriu que elas trouxessem um co-founder homem porque. segundo pesquisas, empresas que têm um homem no portfólio costumam ter mais sucesso. Ela agradeceu o feedback, mas não é o tipo de pensamento que é alinhado com a cultura da empresa.
"Com certeza já sofremos muito preconceito, seja pelo assunto que é totalmente voltado para o mercado da menstruação, que é um tema super tabu tanto para mulheres quanto para homens, mas muito mais para homens que nem entendem o que é esse mercado."
Fiorella destacou que elas são 3 mulheres que pensam no futuro, que pensam fora da caixa, e muitas empresas vêm fazendo esse movimento também, trazendo cada vez mais o termo ESG (Environmental, social and corporate governance), que agora está na moda.
“E que bom estar na moda, porque estamos trazendo representatividade, sustentabilidade e todos os valores que as empresas de hoje em dia se não tiverem, não vão mais existir.”
INOVAÇÃO
A Panty's lançou um sutiã absorvente para mulheres que estão amamento, através de uma oportunidade que Emilly observou no nascimento de seu filho. Ela conta que foi um grande avanço, além da utilidade por ser sustentável e reutilizável.
Fiorella perguntou quais outros lançamentos e novidades estão por vir.
Emilly e Duda contaram que recebem muitos feedbacks pedindo soluções internas para a menstruação, mas também vinculados ao viés da sustentabilidade. Por isso, lançaram os absorventes internos biodegradáveis, que consegue suprir essa necessidade, com um uso complementar as calcinhas da Panty's. Lançaram recentemente também as cuecas absorventes com foco no público de homens trans, mas que também podem ser utilizadas por mulheres que gostam desse modelo.
PARCERIAS
Fiorella relembrou a parceria entre a Panty's e a Sempre Livre, que seria uma marca possivelmente concorrente. Mas ao invés disso, fizeram esse movimento de se unir. Movimento que também é visto no universo secondhand nos Estados Unidos, e cada vez mais as empresas precisam entender esse caminho único onde todos ganham no final.
Emilly pontuou que esse movimento é global, talvez pelo aumento de mulheres na liderança, de haver mais colaboração que competição. E Fiorella complementou que mulheres têm uma característica de compartilhar mais, e competir menos.
EXPERIÊNCIAS ONLINE E FÍSICAS
Fiorella perguntou sobre a experiência da Panty's com Pop Up's, e Duda contou que foi muito positiva e as vendas foram um sucesso!
“As pessoas precisavam ver e tocar o produto para ver que era uma tecnologia moderna, e vivenciar a experiência do online em um canal físico.”
Fiorella relembrou a experiência de 1 mês da gringa na Pop Up do Shopping Leblon, que era uma momento de troca, as clientes podiam levar as peças para consignar e fomenta tudo que a empresa acredita. E contou sobre os planos de levar uma pop up da gringa à São Paulo.
RECADO A EMPREENDEDORES
Elas encerraram a live com a mensagem de que, como empreendedor, você deve achar o seu propósito. Que não é fácil, tem que ter resiliência.
Duda lembra a importância de se escutar, que a nossa dor, às veze,s é a de muitos, e assim você pode criar um produto ou serviço que vai ser abraçado pelo mercado. A transparência é o que traz as relações mais positivas e duradouras, levando ao sucesso!
Fiorella complementou dizendo que o propósito vai guiar o caminho e, nos momentos de dúvidas, vai trazer mais clareza, e sentiu que o que fez muita diferença foi trazer pessoas que pudessem ser complementares a ela.
Confira completo aqui.