DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE: POR QUE VOCÊ DEVERIA SE IMPORTAR
Amanhã, dia 5 de junho, é o Dia Mundial do Meio Ambiente 🌳
Não é um dia para lançar coleções cápsula ecofriendly, ou para fazer um post pontual afirmando que amamos as florestas. Até porque o amor e respeito pelo meio ambiente deve estar presente em tudo que uma empresa faz, e não se limitar a ações para “expressá-lo” apenas quando conveniente.
É um dia para globalmente aumentar a conscientização sobre um assunto urgente para todxs nós e nossa existência como a conhecemos hoje na Terra. A ideia é na verdade mostrar como ações individuais se transformam em força coletiva. Se nós, humanos, somos responsáveis pelo colapso ambiental e climático no qual nos encontramos, também devemos ser responsáveis pela solução.
Conta mais! 🔈
O Dia Mundial do Meio Ambiente foi estabelecido em 1972 pela Assembléia Geral da ONU durante a Conferência de Estocolmo sobre o Meio Ambiente Humano. Desde então, todo ano, no dia 5 de junho, vozes do mundo inteiro se unem para falar sobre como agir coletivamente para a preservação e protagonismo do meio ambiente.
Nesse ano, o foco do Dia Mundial do Meio Ambiente é a restauração de ecossistemas1. Ecossistemas são definidos pela interação entre organismos vivos (plantas, animais, pessoas) com seu entorno. Não estamos falando apenas da natureza, mas também de outros sistemas construídos por nós, como cidades ou fazendas.
Muitos ecossistemas da Terra estão se aproximando de pontos críticos de esgotamento ou mudança irreversível. Em outras palavras, se os padrões atuais de consumo e produção permanecerem os mesmos até 2050, com uma população estimada em 9,6 bilhões, precisaremos de três planetas para sustentar nosso atual estilo de vida.2 A pandemia de COVID-19 também nos mostrou quão desastrosas podem ser as consequências da destruição da natureza e perda de ecossistemas.
Mas ao invés de mudar pra Marte, preferimos consumir e produzir com cuidado, respeitando os limites da Terra. Nossa prosperidade não precisa custar o nosso planeta. <3
Empodere-se e seja feliz ✨
O peso não deve recair todo em nós, cidadãos comuns, mas também não dá pra simplesmente fazer nada. Na verdade, é super possível fazer muito sem mudar radicalmente o seu dia a dia.
Pensa com a gente: quando você opta por um canudo de papel versus de plástico para tomar o seu drink, está evitando que um item descartável usado por 10 minutos permaneça na Terra por mais de 500 anos. Olha quantas gerações são impactadas por um único drink.
Assim como comprar uma bolsa de couro de segunda mão (ao invés de nova) faz você deixar de emitir 54.9 Kg de CO2e (equivalente a dirigir 212 Km de carro) e economizar 447.8 litros de água (equivalente a 298 garrafas de 1,5L).3
Louco, né? Uma pequena mudança de hábito pode ter um impacto enorme.
Se tornar agente da mudança é realmente mais fácil do que parece! E não há melhor forma de empoderar-se do que se educar e buscar informações sobre como agir.
Não dá pra mudar o passado, mas o futuro está aí para fazermos as pazes com a natureza.
🔔 Lembre-se de escolher as suas batalhas. Pode ser que eliminar plástico 100% da sua vida ou deixar de consumir carne não funcione para você, mas que você consiga facilmente trocar as sacolas plásticas por ecobags no mercado e aderir ao movimento #SegundaSemCarne4.
Deixamos aqui algumas excelentes fontes de informação para você colocar em prática toda essa vontade de fazer parte da solução. Mas cuidado! Consciência é um caminho sem volta, tá? 😉
- Akatu
- Menos1Lixo
- Podcast O Tempo Virou
Melhorar seus hábitos quotidianos não só ajuda na preservação do meio ambiente e da vida em Terra, mas também faz você se sentir mais feliz. Vem ser feliz com a gente!
#OFUTURODAMODAÉCIRCULAR
Fontes:
1 - https://www.worldenvironmentday.global/pt-br
2 - ONU
https://www.worldenvironmentday.global/
https://www.decadeonrestoration.org/types-ecosystem-restoration
3 - Green Story Inc. e ThredUp
4 - http://segundasemcarne.com.br/