#JULHOSEMPLÁSTICO 🍃

O mês começou e com ele um importante desafio entra em ação: o Julho Sem Plástico 🍃. E, como nossa principal missão é reduzir o impacto no meio ambiente, não podíamos ficar fora dessa! 

Junte-se a milhões de pessoas e reduza seu lixo plástico

Criado em 2011 por uma das principais ativistas ambientais do mundo, Rebecca Prince-Ruiz, esse movimento global surgiu para trazer mais consciência sobre o uso desenfreado do plástico. A fundação Plastic Free July estima que somente em 2020, 326 milhões de pessoas de 177 países aderiram ao movimento.

Tendemos a achar que nossas ações a nível individual não fazem diferença. Quando, na verdade, temos imenso poder como agentes da transformação e devemos agir como tal.

O principal objetivo do movimento é fazer com que milhões de pessoas se tornem parte da solução na luta contra a poluição causada pelo plástico. Como? Diminuindo o uso do plástico (principalmente o de uso único) em suas rotinas diárias durante o mês de Julho.

No Brasil, produzimos 2,95 milhões de toneladas de plásticos de uso único (embalagens em geral, canudos, sacolas plásticas, copos, talheres e pratos descartáveis). 1 Somos um dos maiores produtores de lixo plástico do mundo (estamos em quarto lugar, depois dos EUA, China e Índia), e também um dos que menos recicla (apenas 1.2% de todo esse lixo plástico produzido no país é reciclado). 2 Depende de cada um de nós buscar soluções para mudar esse cenário!

Alguns fatos & dados sobre plástico que nos fazem perder o sono:

  • Cada brasileiro produz 1 kg de lixo plástico por semana 3;
  • Embora grande parte do plástico seja usado uma vez e descartado, o material leva centenas de anos para se decompor;
  • Os resíduos plásticos são hoje poluentes onipresentes, tendo sido encontrados flutuando na superfície do mar, derretendo no gelo do Ártico e acumulados no ponto mais profundo do oceano 4;
  • Microplásticos estão presentes no alimento que ingerimos e até mesmo na placenta de mulheres grávidas 5;
  • 70% dos resíduos encontrados nas praias brasileiras é plástico, principalmente embalagens. 1 a cada 10 animais que ingerem plástico vem a óbito. 6
  • Mais de 2/3 das fibras têxteis são sintéticas. A produção de poliéster dobrou desde os anos 2000, e agora gera 700 milhões de toneladas de CO2 todo ano. Além de contribuir para as mudanças climáticas, a produção de fibras sintéticas acelera outros problemas como a poluição por microplásticos. 7
  • Estima-se que até 2050 terá mais plásticos do que peixes nos oceanos. 8

E o que posso fazer para ajudar? 9

  • Prefira embalagens de papel, vidro e papelão: Além de recicláveis, elas não geram microplásticos e levam bem menos tempo para se decompor. 
  • Carregue uma garrafinha de água: Pra quê acumular garrafas PET nos aterros sanitários se você tem a sua reutilizável?
  • Compre mais alimentos a granel e menos produtos embalados: Comprar bananas descascadas embaladas no plástico filme é cringe! Leve para o mercado saquinhos de tecido e potes reutilizáveis para fazer suas compras a granel. 
  • Use uma ecobag quando for às compras: São tantas as opções de ecobag reutilizáveis lindas para você carregar por aí, inclusive a da gringa. 🧡♻️ 
  • Leve um canudinho de metal: A regra de ouro é evitar descartáveis. Que tal levar sempre um kit de talheres, canudo e copo reutilizáveis na bolsa?
  • Cuidado com os microplásticos: Opte sempre por roupas e cosméticos livres de plástico em sua composição. Fuja dos parabenos e do poliester. Faz mal à saúde e aos oceanos.

Vamos juntos nessa? 😉

Fontes:

1. OCEANA. Relatório “Um Oceano Livre de Plástico – Desafios para reduzir a poluição marinha no Brasil”

2. WWF. Relatório “Solucionar a Poluição Plástica – Transparência e Responsabilização”

3. WWF. Relatório “Solucionar a Poluição Plástica – Transparência e Responsabilização”

4. OCEANA. Relatório “Um Oceano Livre de Plástico – Desafios para reduzir a poluição marinha no Brasil”

5. “Plasticenta: First evidence of microplastics in human placenta’’: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0160412020322297

6. OCEANA. Relatório “Um Oceano Livre de Plástico – Desafios para reduzir a poluição marinha no Brasil”

7. Relatório “Fossil Fashion – The hidden reliance of fast fashion on fossil fuels”: https://changingmarkets.org/portfolio/fossil-fashion/

8. http://g1.globo.com/natureza/noticia/2016/01/oceanos-terao-mais-plasticos-do-que-peixes-em-2050-diz-estudo.html

9. Blog Simple Organic

 Escrito por Carol Perlingiere