TODO DIA É DIA DE PROTEÇÃO ÀS FLORESTAS 🌳

Proteger nossas florestas não é uma opção, mas sim uma necessidade. Hoje, 17 de julho, é celebrado o Dia da Proteção às Florestas no Brasil. Mas lembramos que todo dia é dia de proteger nossas florestas! Vem com a gente entender por que nossas vidas literalmente dependem desses ecossistemas tão mágicos e majestosos. 👑🌳

Por que proteger florestas?

Quando vivemos em centros urbanos, fica mais difícil fazer a conexão entre a relação da cidade e da floresta em nosso dia a dia. Mas saiba que a qualidade da água que chega na sua casa e do ar que você respira muito dependem da saúde das florestas, mesmo que distantes.

 

#TB para aquelas aulas de ciência onde não só aprendemos sobre fotossíntese, mas também que florestas têm papel fundamental para preservar e regular sistemas hídricos, além de protegerem o solo de erosão. Florestas também protegem a biodiversidade (da qual dependemos para a vida em Terra), servindo de abrigo para mais de 80% das espécies terrestres de animais, plantas e insetos do planeta. Sem contar que absorvem gases de efeito estufa (alô fotossíntese), estocando carbono e liberando oxigênio.

Trazendo esses ensinamentos de sala de aula pra vida real, entendemos o quão dependentes somos das florestas em pé, e não devastadas. Elas amortecem os impactos de tempestades e inundações, e são essenciais para combater as mudanças climáticas. Quando árvores são cortadas, os serviços ambientais prestados pelas florestas vão por água abaixo: o carbono armazenado é liberado de volta para a atmosfera, agravando as mudanças climáticas; há perda da biodiversidade; ocorre a erosão do solo e a desregulação dos sistemas hídricos.

Muitos dos produtos que consumimos têm suas matérias primas provenientes das florestas – medicamentos, alimentos, cosméticos, itens de moda e muito mais. Elas também são meios de subsistência para milhões de famílias mundo afora.

Você sabia que há uma relação direta entre o desmatamento e pandemias? Pois é, quanto mais destruímos ecossistemas naturais, mais facilitamos o aparecimento de doenças que podem se transformar em epidemias e pandemias.1

 

Amazônia meu amor 💚

Precisamos falar da relevância da Amazônia nesse contexto. Não só para o Brasil, mas para o mundo (não é a toa que toda comunidade internacional tem olhos voltados pra ela).

Nosso país tem enorme responsabilidade quando o assunto é a proteção das florestas, pois guarda 60% da maior floresta tropical do mundo em seu território. A Amazônia abriga aproximadamente 10% da biodiversidade do planeta, 15% de sua água doce, e ajuda a controlar os níveis globais de carbono da atmosfera. É também lar para mais de 24 milhões de pessoas no Brasil, incluindo centenas de milhares de povos indígenas pertencentes a 180 grupos diferentes.

No entanto, nos últimos 40 anos, a Amazônia brasileira perdeu quase 20% de sua cobertura vegetal por conta da extração ilegal de madeira, práticas insustentáveis de plantações de soja, pecuária e garimpagem. E pasmem, o desmatamento da Amazônia é a maior fonte de emissões de CO2 do Brasil.2  Um estudo recém-publicado mostra que, por conta dos altos níveis de desmatamento, a Amazônia passou a emitir mais CO2 do que absorver.3

A Amazônia está sob ameaça e precisamos agir já!

Com vocês, os guardiões da floresta...

No dia de hoje, não podemos deixar de reconhecer os verdadeiros heróis e heroínas capazes de conservar e fazer o uso sustentável da floresta. Também conhecidos como povos da floresta, são eles indígenas, quilombolas, ribeirinhos, pescadores, castanheiros, agricultores familiares. Aqueles que vivem na floresta e seus arredores, e que dependem da mesma para geração de renda, em geral entendem que a floresta não precisa ser devastada para gerar retorno financeiro e de subsistência. A floresta só tem valor se estiver de pé. Por esse motivo, fortalecer e apoiar essas comunidades é fundamental para o futuro do planeta.

 

3 passos para abraçar a causa - a árvore você já sabe 🤗

1. Use seu voto para apoiar candidatos com boas propostas para a manutenção das florestas em pé.

2. Conheça a origem dos produtos que consome. Certifique-se que não sejam oriundos de práticas de desmatamento.

3. Apoie iniciativas e ONGs que trabalham para proteger e restaurar as florestas brasileiras e seus povos.

Conhece o Idesam?

Em mais de 15 anos de muito trabalho pela Amazônia, o Idesam cada vez mais se consolida como uma das organizações não governamentais mais relevantes e de maior impacto, se destacando no Brasil e internacionalmente pela sua atuação junto a produtores rurais, comunidades tradicionais, ribeirinhas e indígenas. Sua missão é promover a valorização e o uso sustentável de recursos naturais na Amazônia e buscar alternativas para a conservação ambiental, o desenvolvimento social e a mitigação das mudanças climáticas.
Aqui na Gringa, junto com nossas clientes, apoiamos o Idesam através do Leilão da Gringa. No momento do checkout de sua compra, clientes também são convidadas a se juntarem ao movimento para regeneração da Amazônia doando para o Programa Carbono Neutro do Idesam.

 

Bora proteger nossas florestas!

#DiaDeProteçãoÀsFlorestas

 

Fontes:

1. Como o desmatamento tem nos deixado mais doentes

2. Desmatamento da Amazônia dispara de novo em 2020

3. Amazônia emite mais carbono que absorve 

 Escrito por Carol Perlingiere