Italian Power: a moda por Valentino e Miuccia Prada
Nesta semana, dois nomes da moda italiana celebram o aniversário: Valentino Garavani e Miuccia Prada. No post de hoje nós trazemos um crossover entre esses taurinos que há muitos anos vêm revolucionando a moda, não somente na Itália, mas em todo o mundo. Quer saber mais? Então, continue lendo porque tem muitas curiosidades para você descobrir.
Miuccia Prada
A designer, nascida em Milão em 1949, é conhecida por reformular a marca que seu avô Mario Prada fundou ao lado do irmão Martino, em 1913. No começo, a label italiana era conhecida por fabricar artigos em couro, imprimindo uma estética clássica e de alto luxo. Nós já falamos de Miuccia aqui no blog e ela faz parte da nossa lista de mulheres para se inspirar.
Na família Prada era proibido que as mulheres cuidassem dos negócios, mas era impossível isso não acontecer. Logo após a morte de Mario Prada, a filha dele, Luisa, ficou encarregada de assumir as rédeas da empresa, tarefa que, em 1978, passou a ser de Miuccia.
Fonte: Bazaar | Miuccia Prada
Miuccia foi considerada uma das mulheres mais poderosas do mundo pela Forbes, ocupando a 75º posição em 2015, confira agora 3 destaques na carreira da estilista:
Fondazione Prada
Miuccia sempre foi uma apreciadora das artes, da arquitetura e do design. Em 1995, ela criou a Fundação Prada, ao lado de seu marido, Patrizio Bertelli (atual CEO do Grupo Prada). O intuito era fomentar as produções de artistas contemporâneos ao redor do mundo. Hoje em dia, é considerado o maior museu de arte moderna de Milão. As galerias expõem obras de artistas como John Baldessari e Steve McQueen, além disso, há uma segunda sede em Venice, na Califórnia, com exposições fixas e temporárias.
Fonte: Reprodução da internet | Fondazione Prada
Miu Miu
Com muitas ideias na cabeça, Miuccia lança sua própria marca em 1993, apelidada de “Miu Miu”, que era seu apelido na infância. Com uma estética mais jovial e descontraída, chamada de “ugly chic”, a Miu Miu nasce com o intuito de provocar os conceitos da sociedade, com espírito livre e nada convencional.
A segunda linha do grupo Prada é uma das mais desejadas entre os millennials e atualmente encerra a semana de moda de Paris. Nas últimas coleções, Miuccia trouxe às passarelas reflexões sobre códigos sociais de vestimenta.
Ela também assina as coleções da Prada ao lado de Raf Simons, figura que está desenvolvendo um papel muito importante na casa italiana, propondo novas formas de pensar a moda.
Fonte: Vogue | Miuccia e Raf Simons
Re-nylon sustentável
As preocupações de Miuccia extrapolam o discurso e se concretizam nas ações. A Prada introduziu o nylon como proposta em 1979, mas foi somente nos anos 90 que esse material ganhou espaço e se tornou queridinho na sociedade.
Em 2019, a marca repensa os impactos da indústria da moda e lança o re-nylon, que é um tecido tecnológico proveniente da reciclagem de plásticos, redes de pesca, aterros sanitários e resíduos de fibras têxteis. Eles são transformados em novos fios e dão vida a um produto com essência sustentável.
Fonte: Prada | Re-nylon Tote Bag
Valentino Garavani
O designer italiano completa mais um ano de vida hoje, 11 de maio. Nascido em 1943 na região da Lombardia, ao norte do país, Valentino fundou uma das maiores maisons da indústria fashion, construindo uma carreira brilhante com grandes contribuições a partir da segunda metade do século XX.
Ele sempre foi muito decidido, tanto que, aos 9 anos, ele já sabia que queria ser estilista. Quando completou 15 anos, se mudou para Paris e conseguiu aprender tudo sobre as técnicas da alta-costura trabalhando com nomes como Guy Laroche, Jean Dessès e Balenciaga. Um sonho, né?!
Fonte: Reprodução da internet| Valentino Garavani
A marca homônima foi fundada em 1960 com a ajuda de Giancarlo Giammetti, e desde então está no topo de marcas mais desejadas. Conheça agora 3 destaques na carreira de Valentino Garavani:
Red Valentino
O vermelho é a cor que destaca a maison Valentino. A paixão pelo tom surgiu quando Garavani foi assistir à ópera “Carmem”, em Barcelona. O figurino de todo o elenco era produzido em carmim e logo ele ficou apaixonado pela cor e virou assinatura da marca. Depois de já ter se estabelecido na indústria fashion, ele decide abrir uma segunda linha de roupas chamada “Red Valentino”, com uma estética girly, utilizando tecidos mais leves e fluidos.
Fonte: Reprodução da internet| Kaia e Adut usando Valentino
Rockstud
Um dos ícones de reconhecimento da Valentino são as spikes, ou melhor, “rockstuds”. Essas tachinhas de metal estão em várias peças da marca, desde bolsas, sapatos, roupas e acessórios. Elas são um símbolo e complementam a estética criada pelo estilista.
Fonte: Reprodução da internet | Rockstud bag
Haute-couture
Por estudar na Chambre Syndicale de la Haute Couture, Valentino sempre entendeu muito sobre alta-costura. Durante a semana de moda, o seu desfile é um dos mais aguardados e sempre emociona com belíssimas construções. A marca possui uma equipe especializada de 60 costureiras no ateliê Palazzo Mignanelli em Roma. Atualmente quem comanda a direção criativa da casa italiana é Pierpaolo Piccioli, que vem entregando coleções incríveis, sem perder o DNA da label.
Fonte:Reprodução da internet | Zendaya
E aí, você já sabia dessas curiosidades sobre esses dois grandes designers? Agora você conhece um pouco mais da força que a moda italiana tem. E qual é a sua marca favorita? Compartilha com a gente lá no Instagram @gringa.