Breaking News 23/02/2024

CEO da Farfetch pede demissão

Após a aquisição do e-commerce de luxo pela sul-coreana Coupang, em dezembro (leia a matéria completa em nosso Breaking News), a Farfetch vem passando por restruturações internas para simplificá-la e transformá-la novamente em um marketplace de moda.

José Neves deixará o cargo de CEO e assumirá o posto de consultor. Além dele, Elizabeth Von Der Goltz chief fashion and merchandising officer e Kelly Kowal responsável pela Farfetch Platform Solutions também deixarão a companhia. As saídas, ainda que não oficiais, já circulam em memorandos internos.

Palavras Chave: Farfetch, José Neves, CEO, Coupang.

Foto: Farfetch
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Brasil está entre os países com cenário mais favorável para marcas de luxo

Segundo a Vogue Business Index, as principais oportunidades de investimento nos próximos anos para o mercado de luxo serão Brasil, Coreia do Sul e Oriente Médio.

O estudo apresentado em janeiro deste ano, na NRF24, mostrou que no Brasil o segmento movimentou cerca de 74 bilhões de reais em 2022, e com expectativa de duplicar seu faturamento e crescer de 6% a 8% por ano até 2030. Além da aprovação da reforma tributária em 2023, que impulsionará marcas de luxo a investir no país.

A análise também aponta que o consumidor brasileiro de luxo preza pela experiência física, porém não descarta as compras online, bem como a valorização de questões sociais que envolvem a marca.

Palavras Chave: Mercado De Luxo, Consumidor Brasileiro De Luxo, Investimento.

Mercado de luxo: possibilidades e oportunidades na especializaçãoFoto: Shutterstock
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Falência no mundo dos sneakers

No segundo semestre de 2023, a Restocks e a Kikikickz, duas das maiores varejistas de sneakers da Europa, declararam falência. Para os próprios clientes não foi uma surpresa, uma vez que esses vinham se queixando de erros nos pedidos e estornos não feitos, chegando a milhões de euros.

O mercado de tênis vem minguando depois de mais de uma década de explosão em vendas. Um ponto que contribuiu para isso foi o fato da Nike aumentar a produção de seus modelos mais requisitados, assim diminuindo seu valor de revenda, e da Adidas encerrar a linha Yeezy.

Outros nomes da revenda como StockX e Stadium Goods tem apostado na diversificação de categorias para se manterem relevantes no mercado. Mas mesmo assim, essas não são imunes ás condições do mercado, em janeiro deste ano por exemplo, StockX despediu quarenta funcionários.

A revenda deste nicho de produtos se tornou grande em meados de 2010 quando as fabricantes aderiram à escassez como modelo de negócio, lançando edições limitadas em pequenas quantidades para causar desejo nos consumidores. Modelos conhecidos como Jordans e Yeezys tiveram um crescimento constante de seus valores, então na pandemia estes subiram exponencialmente. Contudo, o mercado foi inundado com milhões de unidades de Jordans, Dunks, Sambas, Gazelles e a silhueta 550 da New Balance. O que antes o consumidor pagava quatro vezes o valor na revenda, hoje ele consegue comprar na venda direta com o preço de varejo.

Mesmo que Restocks e Kikikickz foram bastante comentadas, não foram as únicas, todas as plataformas de revenda que surgiram no auge do sneakermania logo ficaram sem financiamento e demanda. 

Apesar das previsões a curto prazo não serem animadoras, ainda surgem colaborações raras e itens de colecionares que enchem os olhos dos revendedores. Por outro lado, as veteranas, como Nike e Adidas, precisam ter cuidado com nomes que têm caído no gosto dos consumidores, esse é o caso da On e Salomon.

Palavras Chave: Sneakers, StockX, Stadium Goods, Kikikickz, Restocks, Nike, Adidas, Revenda.

Shelves of sneakersFoto: Getty Images
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Ganni terá ponto de venda no Brasil

A marca dinamarquesa, famosa por seu estilo nórdico e premissas sustentáveis em sua cadeia produtiva, chega ao Brasil através da plataforma Shop2gether.

A estreia no e-commerce contará com uma curadoria de peças pensada na mulher brasileira, e até itens exclusivos para o país em questão.

Ganni que uniu o boho chic e o minimalismo escandinavo, ganhou muitos fãs através das redes sociais com suas peças decotadas, bufantes e estampas coloridas, tendo até um item figurando a lista de 10 peças mais desejadas de 2020 segundo a The Lyst. Indicativos de que a label tem tudo para ganhar o coração das consumidoras nacionais.

Palavras Chave: Ganni, Nórdico, Shop2gether.

Foto: Ganni
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