Breaking News 22/12/2023

O desfecho da Farfetch

 

Anunciado na segunda-feira, 18 de dezembro, a Farfetch foi comprada pela Coupang, empresa sul-coreana de comércio eletrônico, em um acordo que disponibilizará emergencialmente meio bilhão de dólares.

Depois de alguns descuidos internos e uma queda no mercado de luxo, reportado em edições anteriores, o acordo evitará a falência iminente da empresa. A união com a “Amazon” sul-coreana ainda poderá trazer crescimento e otimização de tempo, dois fatores carentes na Farfetch. Outro benefício em potencial é a maior exposição aos consumidores sul-coreanos, os quais tem um dos maiores gastos per capita em artigos de luxo.

Em uma via de mão dupla, a Farfetch conseguirá ajudar Coupang a entrar no mercado estadunidense, bem como no de luxo.


Palavras chave: Farfetch, falência, Coupang

Farfetch reports disappointing sales and lowers its outlook for the full year by $500 million.Foto:Shutterstock

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A geração Z mais fala do que faz?

Foi da falta de dados comparativos que a FFW, plataforma independente nacional, se uniu a consultora estratégica, criativa e colaborativa, DEZON, para conduzir um estudo sobre o consumo de moda brasileiro focado na geração Z.

A pesquisa, com mais de 400 entrevistados, usou de cinco pilares: acesso e status, qualidade em comparação com preço, sustentabilidade e transparência, inclusão de diversidade de tamanhos e a identificação de tendências emergentes.

Segundo os resultados coletados, 73% dos entrevistados enxerga as práticas do fast-fashion de forma negativa, contudo 21% destas pessoas não deixariam de comprar por causa da acessibilidade de tendências e valores.

No quesito sustentabilidade, apenas 6% dos entrevistados a prioriza na hora das compras. Enquanto 73% do restante que não prioriza, acha os produtos sustentáveis de valor muito alto.

O estudo traz luz ao comportamento da geração que está se tornando cada vez mais a clientela do mercado, por este motivo se torna um direcionamento para o varejo de moda nacional.

Enquanto nas redes sociais esta mesma geração, dos nascidos entre 1995 e 2010, prega discursos conscientes e sustentáveis, vemos que na prática talvez não seja tão fácil. E você? Qual sua opinião?

Palavras chave: Estudo, Sustentabilidade, Geração Z, Comportamento

Foto:FFW

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Lojas online sofrem queda após a volta das lojas físicas

Assim como com a Farfetch, outros players do mercado de luxo online relatam queda nas vendas e corte de custos. Como é o caso da canadense Ssense, que dispensou 7% de seus empregados no começo de 2023, e a alemã Mytheresa com uma queda nas vendas em setembro. 

Algumas possibilidades do por quê disso estar acontecendo seria a dificuldade de atrair clientes em potencial, uma vez que os anúncios do Meta e Google subiram de valor,  a similaridade das experiências de loja física, como consumidor, e alto custo com logística reduzindo as margens de lucro; a única diferenciação seria o valor final do produto. Um cenário recorrente, é o incentivo às compras em lojas físicas por meio de taxas de serviço online cobradas.

Com cada vez mais investimento, as grifes têm apostado em lojas boutiques e experiências imersivas, se tornando mais atraentes aos olhos dos consumidores e tomando lugar das compras online.

Será que o luxo online sobreviverá a isso?

Palavras chave: luxo, e-commerce, lojas físicas

Shattered phone with Farfetch app.

Foto:Shutterstock

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O que tem embaixo da sua árvore de Natal?

Já estamos quase em 2024 e ainda tem pessoas inseguras na hora de presentear com produtos de secondhand. Se você é uma delas, hoje vamos desmistificar esse assunto!

Com o aumento dos valores de artigos novos e a crescente adoção de hábitos sustentáveis, o comprar em plataformas secondhand  tem sido cada vez mais normalizado, porém ainda como um gasto pessoal, e não para presentes. Outro motivo para perder essa insegurança é saber que consumir em secondhand ajuda o meio ambiente. Só nesse ano, a venda de produtos secondhand na Gringa plantou 157 árvores e compensou 46,65 toneladas de carbono, segundo a IDESAM.

Neste Natal podemos fazer diferente, presentear entes queridos com um artigo do tipo não só ajuda o meio-ambiente como também faz a moda circular, dando uma nova vida à peça, além de ser mais econômico em comparação ao mesmo item no varejo e, o mais especial: exclusivo. É por isso que fizemos uma curadoria das peças mais especiais para o fim do ano, aqui na Gringa, fazendo com que fique difícil alguém repetir o presente igual ao seu.

Segue as nossas favoritas:

 

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Palavras chave: natal, Gringa, Secondhand