Breaking News 15/12/2023

Compras de Rolex e Patek Philippe
estão em baixa

Durante os três últimos anos de pandemia, pudemos observar um considerável aumento no interesse de consumidores por relógios suíços de luxo, que bateu recorde em exportações. Contudo, esse boom vem dando adeus, como vimos há algumas edições. A economia instável e taxas de juros elevadas tem feito com que compradores fiquem mais retraídos na hora de gastar.

Sendo assim, executivos já aceitam a desaceleração na indústria, como Francois-Henry Bennahmias CEO da Audemars Piguet, “o que vimos em 2021 e 2022 foi fora do normal”, e no report divulgado em Novembro do grupo Richemont (dono de marcas como Cartier e Vacheron Constantin), que teve uma diminuição de 3% nas vendas nos últimos 6 meses.

Esse mesmo movimento refletiu no mercado de relógios de Secondhand. Segundo o The Bloomberg Subdial Watch Index, que acompanha os 50 modelos mais negociados por preço, a queda foi de 42% desde o pico, em abril de 2022.

Para a Suíça, com certeza, não são boas notícias, uma vez que o mercado de relógios é uma parte fundamental da economia do país e o terceiro maior setor exportador, empregando cerca de 60 mil pessoas. Alguns fornecedores já começaram a cortar gastos e, grifes como Rolex e Omega, chegaram a ajustar seus valores duas vezes em doze meses.

No entanto, tendo como histórico a crise do quartzo, enfrentada nas décadas de 1980 e 1990 e que foi responsável pelo desaparecimento de metade das marcas do ramo, é esperado que este mercado também se adapte ao seu momento atual com êxito.

Palavras chave: Rolex, Relógios, Suíça, queda

Silver and gold Rolex watches displayed on a white table.Foto:Shutterstock

Ler mais

Stella McCartney desenvolve couro sustentável inusitado

A designer Stella McCartney, conhecida por aplicar práticas sustentáveis e buscar sempre novas fontes e materiais para sua marca homônima, desta vez se uniu à fabricante de champagne francesa, Veuve Clicquot, para o desenvolvimento de um novo couro sustentável, a partir da uva.

O material elaborado em menos de 18 meses foi feito a partir do subproduto da colheita da fruta e, alguns de seus benefícios incluem: alternativa para o courino - “couro fake” que nada mais é que um derivado do petróleo -, origem natural - sendo melhor absorvido pelo meio ambiente em sua decomposição - e opção para pessoas que levam um estilo de vida vegano.

Outra tentativa de couro sustentável - a partir do cogumelo - já foi desfilado no ano anterior, 2022, mas ainda em fase de prototipagem. Sendo assim, os primeiros seis acessórios oficiais foram vistos no desfile Primavera/Verão 2024 na Paris Fashion Week - inclusive bolsas - e suas pré-vendas já estão disponíveis, com data de entrega marcada para março de 2024.

Palavras chave: Stella McCartney, couro de uva, Veuve Clicquot

Foto: Divulgação

Ler mais

Zara é boicotada após nova campanha

Sendo alvo de críticas novamente, a fast-fashion espanhola lançou, no último domingo (10/12), sua campanha estrelando a modelo norte-americana Kristen McMenamy. A mesma veste peças pretas contrastando com o fundo branco que contém, o que podemos chamar de, escombros e esculturas enroladas em plástico e lençóis.

A campanha foi atrelada, pelo público, a uma falta de sensibilidade ao momento crítico entre Israel e Palestina. Devido ao buzz gerado pelas imagens do shooting, a Zara deletou suas publicações e fez um pronunciamento público pedindo desculpas e alegando que a campanha foi realizada antes dos últimos ocorridos entre Israel-Palestina. 

As manifestações foram do ambiente digital, com a hashtag #BoycottZara, até o físico, com ativistas pró-Palestina protestando em frente à lojas em Montreal (Canadá).


Palavras chave: Zara, Palestina, Boicote Zara

Última campanha da Zara sofre boicote nas redes sociais

Foto: Reprodução

Ler mais

E a cor Pantone 2024 é...

O Peach Fuzz! A “penugem de pêssego”, em tradução livre, foi escolhido pela Pantone Color Institute para ser a cor do próximo ano. Segundo a mesma, tal cor é um tom suave que transmite bondade sincera, sendo uma resposta ideal para o período turbulento em que estamos vivenciando.

A determinação da cor de cada ano, desde 1999, é feita através de um time de análise comportamental, coordenado pela especialista em cores Leatrice Eiseman, que investiga tudo o que acontece no mundo por 12 meses. Um verdadeiro estudo!

E para entrar no clima Peach Fuzz, separamos nossas escolhas Gringa abaixo!

Palavras chave: Pantone, Peach Fuzz, 2024

Falabella Satchel - Stella McCartney

Antigona Clutch - Givenchy

Ler mais