Breaking News 15/03/2024
Perspectivas de gênero na direção criativa na Paris Fashion Week
Durante esta última semana de moda, ficou evidente a diferença de mulheres e homens que criam para corpos femininos. Enquanto Saint Laurent, sob direção criativa de Anthony Vacarello, apresentou 48 looks cheios de sensualidade e transparência, a Chloé de Chemena Kamali (nova ocupante da cadeira de diretora criativa) preferiu uma abordagem mais usável porém igualmente atraente da mulher moderna.
Por ter um DNA sexy, poderoso e dark, Saint Laurent não deixou este ponto a desejar no desfile Fall/Winter 2024, trazendo peças acinturadas, fortes silhuetas mesmo em tecidos fluidos e modelagens slim. A coleção também mostrou acessórios de cabeça, meias-calças finas e transparência, tanta transparência que 72% das modelos estavam com os seios à mostra. Até onde esse conceito é um colírio para os olhos e passa a ser incômodo sexualizando ainda mais o corpo feminino? Como essas roupas serão usadas, se não em tapetes vermelhos ou celebridades? A mulher é apenas atraente quando exibida desta maneira? Alguns questionamentos que a coleção traz de maneira subjetiva.
Na contramão, a sucessora de Gabriela Hearst, Chemena trabalhou em cima de uma mulher segura de si e liberta de peças sexys, mostrando como a mesma pode unir as necessidades práticas aos desejos do público feminino, sem descartar peças curtas ou translúcidas. As referências dos anos 70 também ajudaram na suavidade e languidez dos looks descomplicados, tornando composições triviais cotidianas na mulher Chloé que conhecemos.
O fato é que desde que a moda é moda, homens criam para mulheres, as transformando em bonecas de pano que são vestidas de acordo com a visão do designer. Porém alguns, como Cristóbal Balenciaga que nos anos 1940 já trabalhava a autoestima da mulher e até mesmo ajustes em deformidades corporais, quebram essa regra de idolatrar padrões e formas inalcançáveis de uma musa criada apenas para admirar. Segundo a Vogue Negócios, até outubto do ano passado, a direção criativa de marcas dentro dos grupos Kering, LVMH, Tapestry e Prada S.p.A, era constituída por 16 homens e apenas 6 mulheres. Então por que atualmente, ápice do empoderamento feminino e da demanda por designs funcionais e híbridos, vemos pouquíssimas mulheres nessas posições de liderança? E os homens que estão nestes cargos ainda veneram esses aspectos?
Palavras Chave: Direção Criativa, Saint Laurent, Chloé, Chemena Kamali, Anthony Vacarello.
Foto: Saint Laurent | Vogue Runway
Foto: Chloé | Vogue Runway
Será que desta vez Zara divulgará lista de fornecedores?
Investidores estão pressionando a Inditex, dona da Zara, para seguir o exemplo de seus concorrentes H&M e Primark e tornar pública sua lista completa de fornecedores, visando uma melhor avaliação de quaisquer riscos na cadeia de suprimentos. Enquanto a transparência e a divulgação detalhada são cada vez mais solicitadas por reguladores e investidores, a Inditex se destaca negativamente entre os grandes varejistas de vestuário por não divulgar as fábricas das quais obtém seus produtos, apesar de revelar anualmente o número de fornecedores em 12 países principais, não fornece informações sobre fábricas individuais. Com a crescente preocupação em garantir a ausência de trabalho forçado e a remuneração justa dos trabalhadores da indústria têxtil, grupos como o citado enfrentam uma imposição crescente para garantir a integridade de suas cadeias de suprimentos.
A iniciativa de transparência ganhou destaque, especialmente em meio à problemas no processo produtivo de empresas como o grupo chinês Shein levantados por legisladores dos Estados Unidos, antes mesmo de seus planos de listagem nacional. No entanto, na União Europeia, propostas de regras que exigiriam que todas as grandes empresas divulgassem se as mesmas prejudicam o meio ambiente ou utilizam trabalho infantil enfrentaram desacordos e estagnação.
Entretanto, está sendo notável uma mudança no comportamento dos consumidores em relação à rastreabilidade e transparência das marcas, principalmente em tempos onde se compra muito em e-commerce e lojas com poucas avaliações, portanto é de se esperar que cada vez mais empresas e conglomerados divulgarão suas listas de fornecedores e fabricantes.
Palavras Chave: Inditex, Zara, Cadeia de Suprimentos, Fornecedores.
Foto: Shutterstock
Bulgari convida artista brasileiro para celebrar 75 anos do Serpenti
A marca italiana convida Gabriel Massan para colaborar em sua exposição que desembarca no Brasil para comemorar os 75 anos do Serpenti. Segundo o CEO do grupo Bulgari, Jean-Christophe Babin, o design icônico inspirado nas joias de Cleópatra e em uma Roma milenar, expandiu os horizontes da joalheria, unindo história, arte e empoderamento feminino.
Gabriel que começou criando conteúdos a partir de jogos e os postando no YouTube, hoje segue com seus trabalhos marcados pelo uso de tecnologia, como inteligência artificial e hologramas. Após alguns anos morando na Europa, Massan retorna ao Brasil fazendo parte do time seleto de artistas colaboradores da Bulgari, junto de nomes como Andy Warhol, Refik Anadol e Quayola.
No septuagésimo quinto aniversário da Serpenti, Gabriel buscou referências nas serpentes brasileiras, em especial as espécies raras dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Combinando a paleta de cores da Bulgari à visão do artista, o resultado é uma coletânea de artes fragmentadas e esculturais. A parceria conta com diversas ativações, terminando na abertura da maior flagship da América Latina, na cidade de São Paulo.
Palavras Chave: Bulgari, Serpenti, Gabriel Massan.
Foto: Divulgação Bulgari.
E o Oscar vai para...
A premiação mais aguardada no ramo cinematográfico, e também uma das mais assistidas pelos amantes de moda, ocorreu neste último domingo (10/03) em Los Angeles. As celebridades cruzaram o tapete vermelho em looks de gala, e aqui são os pontos mais vistos nas composições: poucas joias, as mulheres optaram por apenas um colar marcante ou nada de joias! Cabelos soltos foram muito usados, juntamente com maquiagens naturais. Foco no colo, a região entre seios e pescoço foi destaque nos vestidos de decote reto. A cor mais usada foi o preto, e em seguida branco e tons de rosa claro. E claro que após a cerimônia teve a after-party da Vanity Fair, onde ainda mais celebs compareceram, inclusive Anitta que deu o que falar nas redes sociais elegendo um vestido Fendi. A seguir slecionamos alguns looks de ambos os eventos.
Foto: America Ferrera veste Versace.
Foto: Emma Stone veste Louis Vuitton.
Foto: Vanessa Hudgens veste Vera Wang.
Foto: Sandra Hüller veste Schiaparelli.
Foto: Margot Robbie veste Mugler vintage.
Foto: Anitta veste Fendi.
Foto: Kendall Jenner veste Maison Margiela.