2021: BORA BOTAR PRA CIRCULAR

Hello 2021, estamos prontinhas pra receber a nossa vacina!

Se 2020 nos ensinou alguma coisa, é que a força do coletivo é fundamental para vivermos em harmonia com o planeta e uns com os outros. Em outras palavras: se não funcionar pra todxs, não funcionará pra ninguém. Pois é, todos habitamos o mesmo 🌎, e o que eu faço aqui na minha casa, impacta a sua vida aí na sua. E vice-versa.

Por conta da desaceleração causada pelo isolamento social, vimos uma melhora significativa na qualidade do ar em diversas cidades do mundo (um alívio para quem vive em grandes centros urbanos como São Paulo), e até mesmo a diminuição da poluição de rios. A percepção de como nossos hábitos individuais cotidianos refletem no todo nunca esteve tão evidente (#ficaemcasa e #usemáscara).

A pandemia nos fez refletir sobre nossos hábitos e ritmo de consumo. Tenho certeza de que você se perguntou “Preciso mesmo dessa roupa nova, se estou de quarentena em casa?” antes de fazer uma compra. E provavelmente também passou a adquirir apenas itens de maior importância e que te fizessem se sentir bem.

Mais do que nunca, a escolha do que comprar precisa fazer sentido e estar alinhada com os nossos valores e os tempos em que vivemos. As novas gerações vêm demandando cada vez mais uma moda ética e de menor impacto, usando o seu poder de compra para fazer a diferença.

Segundo a ThredUp1, comprar um item usado reduz a sua pegada de carbono em 82%. Comprar um item de segunda mão, usá-lo e então revendê-lo diminuiria ainda mais essa pegada.

Houve um boom no mercado de revenda desde o começo da pandemia2. Se antes aqui na Gringa já víamos o mundo com lentes redondas, 2020 nos fez ter ainda mais certeza de que o futuro (da moda) é circular! Acreditamos que o número de modelos de negócios circulares e de inovações para uma moda +ética e regenerativa continuará crescendo. Veja alguns exemplos mundo afora que fazem nossos olhos brilharem:

Patagonia – A marca criou um site para a venda de peças usadas de seus clientes, Worn Wear, em 2017.  Em 2020, logo antes da Black Friday, a marca adicionou um botão abaixo de todos os produtos em seu site para que clientes pudessem buscar por peças similares usadas, podendo então optar por comprar um item novo ou usado. É a primeira marca a ajudar clientes a encontrarem alternativas a peças novas.

Adidas3 4 – A marca assumiu o  compromisso de eliminar todos os componentes de plástico virgem dos seus produtos e embalagens até 2024. Em outubro de 2020, lançou uma versão totalmente reciclável do seu tênis de corrida Ultraboost, feito sem nenhuma cola e com um único tipo de material, o que possibilita que todas as partes do tênis possam ser utilizadas para a produção de um novo calçado. 

Pangaia – A marca une ciência e moda, criando peças feitas com materiais recicláveis ou compostáveis, e utiliza processos que reduzem a produção de lixo, poluição e a dependência de combustíveis fósseis.

Stella McCartney – Em janeiro de 2020, em parceria com a marca italiana de jeans sustentável Candiani Denim, Stella lançou o primeiro jeans stretch 100% biodegradável5.  

 E aí, prontxs para construir um futuro melhor em 2021, a começar pelos seus hábitos de consumo?

“Se você se acha muito pequeno para fazer a diferença, é porque nunca passou a noite com um mosquito em um quarto fechado”. (Provérbio africano)

Shop Now | Venda sua Gringa

 

Fontes:

1 - ThredUp 2019 Resale Report

2 - ThredUp 2020 Resale Report

3 - Recyclabe Sneakers Adidas

4 - Adidas Ultraboost DNA Loop Trainer Circular Economy

5 - Stella McCartney Jeans 100% Biodegradável

 

Escrito por Carol Perlingiere