Sustentabilidade na Gucci e as ações que impactam a moda

Hoje, dia 26 de março, seria o aniversário de Guccio Gucci, que nasceu em 1881 em Florença, na Itália.Ele foi o fundador da maison italiana que há décadas vem trazendo uma moda disruptiva para o mercado e sempre inovando em diversas áreas. Por isso, nós decidimos homenageá-lo e trazer no post de hoje algumas iniciativas sustentáveis da marca que, com certeza, seu fundador estaria orgulhoso.

Gucci is Fur-free

Em 2017, o CEO da Gucci, Marco Bizzarri anunciou que a marca não iria mais fabricar peças com pele animal. O comunicado foi um choque para a indústria fashion que até então sempre usou esse recurso como algo “natural” para o vestuário. Essa decisão influenciou diversas marcas de luxo a fazerem o mesmo. 

Fonte: Reprodução da internet / Casaco faux fur da Gucci

Além disso, eles se juntaram ao Fur Free Retailer Program da Fur Free Alliance, um programa de esforço internacional que fornece informações precisas aos consumidores sobre a política do uso de pele das marcas, ajudando as pessoas a fazerem uma escolha mais consciente na hora de adquirir um produto. 

Gucci is Carbon Neutral 

Já em 2019 a marca iniciou uma reestruturação e comunicou que seria totalmente carbono neutro, isso significa reduzir onde é possível e balancear o restante das emissões por meio da compensação. Essa iniciativa acontece em toda a cadeia de suprimentos.

Fonte: Dazed / Campanha Gucci 2020

Gucci is Circular Fashion

Em Fevereiro deste ano a Gucci, com apoio de sua holding Kering, um dos maiores conglomerados do mundo, anunciou que investirá recursos no primeiro centro de luxo circular da Itália. Chamado de “Circular Hub”, o projeto consiste em acelerar a transformação do modelo da indústria da moda, redefinindo toda a cadeia produtiva e de valores.

Fonte: Gucci 

 

Essa mudança começa na matéria-prima e no design, abrangendo também a produção e logística da marca. O centro de pesquisa e inovação tem o intuito de desenvolver materiais mais sustentáveis para o futuro sem perder a qualidade, a durabilidade e a reciclabilidade. Este projeto está alinhado aos projetos governamentais da Itália e também da União Europeia, que é de reduzir as emissões de gases até 2030. 

Fonte: AnOther Mag / Campanha Gucci por Alec Soth

Gucci is Diversity

Falando em termos sociais, a Gucci também tem programas internos que buscam promover a diversidade e a igualdade de gênero entre seus colaboradores. Além disso, fomenta o desenvolvimento e especialização de todos os fornecedores.

Fonte: Reprodução da internet / Campanha Gucci

 

Gucci is Future

A marca italiana, ainda sob a direção criativa de Alessandro Michele, lançou em 2020 uma coleção cápsula chamada “Off The Grid”, utilizando matéria-prima reciclada (EcoNyl), que é 100% obtida de resíduos pré e pós-consumo, como redes de pesca abandonadas e tapetes. Além disso, o material é orgânico e de base biológica. As peças da coleção seguem uma estética atemporal, o que facilita o ciclo de vida e a combinação com outras roupas.

Fonte: Vogue / Jane Fonda estrelando na campanha da Gucci Off The Grid

Então, o que achou dessas iniciativas? Incrível, né? Que o futuro da moda seja repleto de marcas conscientes dos impactos e possam fomentar ações sustentáveis para reduzi-las. 

 

 

Escrito por Jefté Leal