Sustentabilidade na Gucci e as ações que impactam a moda
Hoje, dia 26 de março, seria o aniversário de Guccio Gucci, que nasceu em 1881 em Florença, na Itália.Ele foi o fundador da maison italiana que há décadas vem trazendo uma moda disruptiva para o mercado e sempre inovando em diversas áreas. Por isso, nós decidimos homenageá-lo e trazer no post de hoje algumas iniciativas sustentáveis da marca que, com certeza, seu fundador estaria orgulhoso.
Gucci is Fur-free
Em 2017, o CEO da Gucci, Marco Bizzarri anunciou que a marca não iria mais fabricar peças com pele animal. O comunicado foi um choque para a indústria fashion que até então sempre usou esse recurso como algo “natural” para o vestuário. Essa decisão influenciou diversas marcas de luxo a fazerem o mesmo.
Além disso, eles se juntaram ao Fur Free Retailer Program da Fur Free Alliance, um programa de esforço internacional que fornece informações precisas aos consumidores sobre a política do uso de pele das marcas, ajudando as pessoas a fazerem uma escolha mais consciente na hora de adquirir um produto.
Gucci is Carbon Neutral
Já em 2019 a marca iniciou uma reestruturação e comunicou que seria totalmente carbono neutro, isso significa reduzir onde é possível e balancear o restante das emissões por meio da compensação. Essa iniciativa acontece em toda a cadeia de suprimentos.
Fonte: Dazed / Campanha Gucci 2020
Gucci is Circular Fashion
Em Fevereiro deste ano a Gucci, com apoio de sua holding Kering, um dos maiores conglomerados do mundo, anunciou que investirá recursos no primeiro centro de luxo circular da Itália. Chamado de “Circular Hub”, o projeto consiste em acelerar a transformação do modelo da indústria da moda, redefinindo toda a cadeia produtiva e de valores.
Fonte: Gucci
Essa mudança começa na matéria-prima e no design, abrangendo também a produção e logística da marca. O centro de pesquisa e inovação tem o intuito de desenvolver materiais mais sustentáveis para o futuro sem perder a qualidade, a durabilidade e a reciclabilidade. Este projeto está alinhado aos projetos governamentais da Itália e também da União Europeia, que é de reduzir as emissões de gases até 2030.
Fonte: AnOther Mag / Campanha Gucci por Alec Soth
Gucci is Diversity
Falando em termos sociais, a Gucci também tem programas internos que buscam promover a diversidade e a igualdade de gênero entre seus colaboradores. Além disso, fomenta o desenvolvimento e especialização de todos os fornecedores.
Fonte: Reprodução da internet / Campanha Gucci
Gucci is Future
A marca italiana, ainda sob a direção criativa de Alessandro Michele, lançou em 2020 uma coleção cápsula chamada “Off The Grid”, utilizando matéria-prima reciclada (EcoNyl), que é 100% obtida de resíduos pré e pós-consumo, como redes de pesca abandonadas e tapetes. Além disso, o material é orgânico e de base biológica. As peças da coleção seguem uma estética atemporal, o que facilita o ciclo de vida e a combinação com outras roupas.
Fonte: Vogue / Jane Fonda estrelando na campanha da Gucci Off The Grid
Então, o que achou dessas iniciativas? Incrível, né? Que o futuro da moda seja repleto de marcas conscientes dos impactos e possam fomentar ações sustentáveis para reduzi-las.
Escrito por Jefté Leal