Rumo ao infinito com Louis Vuitton & Yayoi Kusama

A Louis Vuitton já é conhecida por trazer designers e artistas ao redor do mundo para colaborar através de ideias em suas coleções, porém, essa tem um diferencial. A maison francesa convida pela segunda vez a artista japonesa Yayoi Kusama para uma collab super especial, e como a própria marca falou, essa é a criação do infinito “Os mundos de Louis Vuitton e Yayoi Kusama”. 

Em 2012 a marca fechou uma parceria icônica com a artista que atraiu tanto amantes de moda quanto de artes, tiveram bolsas, acessórios, roupas, além de exposições, filmagens e instalações únicas e exclusivas em diversas lojas da maison ao redor do mundo. Confira algumas peças e vitrines:

Fonte: Reprodução da internet
Fonte:Reprodução da internet
Agora a coleção e exposições desta vez trazem um frescor novo e um toque ainda mais especial de design e tecnologia para o visual merchandising das lojas, algumas delas contam até com interação de um robô de Yayoi fazendo seus pontos nas vitrines, milhares de vídeos já estão circulando nas redes sociais mostrando essa novidade.
Outras lojas receberam em seu exterior diversos pontos em pincel, fazendo referência à obra “Painted Dots”, e uma boneca inflável de Kusama também.
Exterior da loja com representação da arte de Yayoi Kusama
Fonte: Reprodução da internet
Boneca da artista no exterior da loja
Fonte: Reprodução da internet
A artista japonesa é reconhecida internacionalmente e tem como marca registrada as “polka dots”, ou seja, os pontos, que serviram para construir um caminho rumo ao infinito, diferentemente das linhas que têm começo e fim.
Fonte: L'OFFICIEL
Suas obras com pontos repetitivos surgem nos anos 60 e desde então permanecem em trabalhos como esculturas, pinturas, instalações e performances, expostas em museus de vários países ao longo de sua carreira.
Fonte: CasaCor

 

Yayoi Kusama deposita em suas obras um tom humorístico e alegre, por isso a brincadeira com as cores, formas e texturas. Em 1973 ela cria o “Playful Psychedelia" depois do seu retorno de Nova York para o Japão, uma série de peças artísticas que misturam um pouco do lúdico e ao mesmo tempo fazem um paradoxo da vida repentina de uma flor. 

Os temas para a inspiração da coleção foram, Painted Dots, Metal Dots, Infinity Dots, e Psychedelic Flower. Esse revival embelezou não somente as famosas bolsas de luxo - Neverfull, Speedy, Twist e Alma - da Louis Vuitton, mas também as roupas e acessórios.
Fonte: Louis Vuitton

A marca juntou todo o savoir-faire de seus mais de 120 anos e aplicou na fabricação dessas bolsas, segundo a Louis Vuitton “uma técnica de serigrafia inovadora reproduz as pinceladas de Kusama, proporcionando um efeito 3D impressionantemente realista pintado à mão”. Outra técnica também utilizada foi a aplicação à mão de várias esferas metálicas, uma a uma, por toda a extensão da bolsa, reproduzindo um efeito de espelho prateado. 

Fonte: Louis Vuitton

Para a divulgação da campanha a Louis Vuitton reuniu um time de supermodelos como, Gisele Bündchen, Bella Hadid, Karlie Kloss, Christy Turlington e outros. Até para as redes sociais eles fizeram um filtro no Instagram em que é possível se divertir um pouco dentro desse universo. 

Fonte: Louis Vuitton

Fonte: Louis Vuitton

Na Gringa algumas peças da coleção de 2012 já fizeram parte e rapidamente foram vendidas, até porque é bem difícil encontrá-las por serem consideradas itens de colecionador. 

Essa união trouxe o melhor dos dois mundos de fato, e como a própria artista disse: “estou determinada a criar um mundo Kusama, que ninguém jamais fez e pisou”. Imaginar esse mundo está para além do surrealismo, nele todos podem ser uma infinidade de coisas ou também apenas um ponto, porque esse é o caminho de Yayoi Kusama e Louis Vuitton. 

Escrito por Jefté Leal