Rumo ao infinito com Louis Vuitton & Yayoi Kusama
A Louis Vuitton já é conhecida por trazer designers e artistas ao redor do mundo para colaborar através de ideias em suas coleções, porém, essa tem um diferencial. A maison francesa convida pela segunda vez a artista japonesa Yayoi Kusama para uma collab super especial, e como a própria marca falou, essa é a criação do infinito “Os mundos de Louis Vuitton e Yayoi Kusama”.
Em 2012 a marca fechou uma parceria icônica com a artista que atraiu tanto amantes de moda quanto de artes, tiveram bolsas, acessórios, roupas, além de exposições, filmagens e instalações únicas e exclusivas em diversas lojas da maison ao redor do mundo. Confira algumas peças e vitrines:
Yayoi Kusama deposita em suas obras um tom humorístico e alegre, por isso a brincadeira com as cores, formas e texturas. Em 1973 ela cria o “Playful Psychedelia" depois do seu retorno de Nova York para o Japão, uma série de peças artísticas que misturam um pouco do lúdico e ao mesmo tempo fazem um paradoxo da vida repentina de uma flor.
Os temas para a inspiração da coleção foram, Painted Dots, Metal Dots, Infinity Dots, e Psychedelic Flower. Esse revival embelezou não somente as famosas bolsas de luxo - Neverfull, Speedy, Twist e Alma - da Louis Vuitton, mas também as roupas e acessórios.A marca juntou todo o savoir-faire de seus mais de 120 anos e aplicou na fabricação dessas bolsas, segundo a Louis Vuitton “uma técnica de serigrafia inovadora reproduz as pinceladas de Kusama, proporcionando um efeito 3D impressionantemente realista pintado à mão”. Outra técnica também utilizada foi a aplicação à mão de várias esferas metálicas, uma a uma, por toda a extensão da bolsa, reproduzindo um efeito de espelho prateado.
Fonte: Louis Vuitton
Para a divulgação da campanha a Louis Vuitton reuniu um time de supermodelos como, Gisele Bündchen, Bella Hadid, Karlie Kloss, Christy Turlington e outros. Até para as redes sociais eles fizeram um filtro no Instagram em que é possível se divertir um pouco dentro desse universo.
Fonte: Louis Vuitton
Fonte: Louis Vuitton
Na Gringa algumas peças da coleção de 2012 já fizeram parte e rapidamente foram vendidas, até porque é bem difícil encontrá-las por serem consideradas itens de colecionador.
Essa união trouxe o melhor dos dois mundos de fato, e como a própria artista disse: “estou determinada a criar um mundo Kusama, que ninguém jamais fez e pisou”. Imaginar esse mundo está para além do surrealismo, nele todos podem ser uma infinidade de coisas ou também apenas um ponto, porque esse é o caminho de Yayoi Kusama e Louis Vuitton.
Escrito por Jefté Leal