O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE OS ODS DA ONU
Você já ouviu falar nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU?
- Já, mas não sei bem do que se trata.
- Nunca ouvi falar.
- Sei tudo a respeito!
Se você respondeu 1 ou 2, não se preocupa! A gente te conta tudinho! 😉
Se respondeu 3, parabéns pelas antenas ligadas! Topa se juntar a nós pra passar o recado pro maior número de pessoas possível? 🙋🏻♀️🙋🏼♀️🙋🏽♀️🙋🏿♀️
O que são?
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, mais conhecidos como “ODS”, fazem parte da Agenda 2030: um plano de ação mundial para resolver os maiores desafios da humanidade. A ideia é que cada país faça a sua parte para que até 2030 possamos erradicar a pobreza extrema, combater as desigualdades e injustiças, e conter as mudanças climáticas.
Essa plano foi acordado por 193 países em setembro de 2015. Ele contém 17 Metas Globais (os 17 ODS), e se trata de uma jornada coletiva, onde todos são responsáveis pelo avanço dessa agenda (governos, empresas, sociedade civil). Em um contexto global tão complexo e desigual, as palavras colaboração e parceria nunca foram tão importantes.
Ai que assunto complexo, gente! E é mesmo. Mas essa imagem aqui vai te dar uma luz 💡
Notou que os ODS são totalmente interligados? É aquela velha história do “o que eu faço aqui, impacta você aí”, o “planeta é um só” etc. Ou seja, se um dos ODS não for alcançado, os demais também não serão.
Por exemplo, se não alcançarmos o ODS 12 (Consumo responsável), será impossível alcançarmos os ODS 13 (Combate às mudanças climáticas), 14 (Vida debaixo da água) e 15 (Vida sobre a Terra). Da mesma forma, se não resolvermos questões de igualdade de gênero (ODS 5), não será possível garantir empregos dignos e crescimento econômico para todxs (ODS 8).
E o que a moda tem a ver com isso?
Tudo!
A indústria da moda gera em torno de US$ 2.4 trilhões de dólares anualmente, emprega aproximadamente 60 milhões de pessoas (a maioria mulheres), e utiliza recursos naturais em excesso para a produção acelerada de novos itens de roupas e acessórios.
Se você nos acompanha por aqui, já conhece alguns dados chocantes da moda, como:
São muitos os ODS relacionados à indústria da moda. Dada a sua dimensão e alcance global, as práticas insustentáveis do setor têm impactos importantes nos indicadores de desenvolvimento socioambiental. É urgente revermos a forma como produzimos e consumimos moda.
No entanto, a moda pode (e deve) ser uma grande impulsionadora da Agenda 2030. Acreditamos no poder transformador da moda, que por ditar tendências e influenciar comportamentos, pode agir como uma força para o bem.
O que eu posso fazer?
Tendemos a achar que nossas ações a nível individual não fazem diferença. Quando, na verdade, temos imenso poder como agentes da transformação e devemos agir como tal.
Volte lá para a imagem dos ODS e reflita como as suas escolhas e práticas cotidianas impactam (positiva ou negativamente) alguns desses objetivos globais. O que você pode ajustar na sua vida para contribuir, nem que seja um pouquinho, pro avanço de algum ODS? Pense em ações como: reciclar seu lixo, consumir mais produtos orgânicos, chamar a atenção de comportamentos machistas ou racistas (com jeitinho mas com firmeza) de amigos, familiares e colegas, optar por produtos de segunda mão sempre que possível, e por aí vai.
Assim como a tragédia sanitária e humanitária em que vivemos atualmente (#usemáscara e #ficaemcasa), os demais desafios dos nossos tempos só serão combatidos se TODXS estivermos comprometidxs. Os tempos atuais requerem ação individual e coletiva.
Aqui na Gringa fazemos a nossa parte e acreditamos que #OFuturodaModaéCircular. Vamos nessa?