O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE OS ODS DA ONU

Você já ouviu falar nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU? 

  1. Já, mas não sei bem do que se trata.
  2. Nunca ouvi falar.
  3. Sei tudo a respeito!

Se você respondeu 1 ou 2, não se preocupa! A gente te conta tudinho! 😉

Se respondeu 3, parabéns pelas antenas ligadas! Topa se juntar a nós pra passar o recado pro maior número de pessoas possível? 🙋🏻‍♀️🙋🏼‍♀️🙋🏽‍♀️🙋🏿‍♀️

O que são?

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, mais conhecidos como “ODS”, fazem parte da Agenda 2030: um plano de ação mundial para resolver os maiores desafios da humanidade. A ideia é que cada país faça a sua parte para que até 2030 possamos erradicar a pobreza extrema, combater as desigualdades e injustiças, e conter as mudanças climáticas.

Essa plano foi acordado por 193 países em setembro de 2015. Ele contém 17 Metas Globais (os 17 ODS), e se trata de uma jornada coletiva, onde todos são responsáveis pelo avanço dessa agenda (governos, empresas, sociedade civil). Em um contexto global tão complexo e desigual, as palavras colaboração e parceria nunca foram tão importantes.

Ai que assunto complexo, gente! E é mesmo. Mas essa imagem aqui vai te dar uma luz 💡

Notou que os ODS são totalmente interligados? É aquela velha história do “o que eu faço aqui, impacta você aí”, o “planeta é um só” etc. Ou seja, se um dos ODS não for alcançado, os demais também não serão.

Por exemplo, se não alcançarmos o ODS 12 (Consumo responsável), será impossível alcançarmos os ODS 13 (Combate às mudanças climáticas), 14 (Vida debaixo da água) e 15 (Vida sobre a Terra). Da mesma forma, se não resolvermos questões de igualdade de gênero (ODS 5), não será possível garantir empregos dignos e crescimento econômico para todxs (ODS 8).

E o que a moda tem a ver com isso?

Tudo!

 

A indústria da moda gera em torno de US$ 2.4 trilhões de dólares anualmente, emprega aproximadamente 60 milhões de pessoas (a maioria mulheres), e utiliza recursos naturais em excesso para a produção acelerada de novos itens de roupas e acessórios.

Se você nos acompanha por aqui, já conhece alguns dados chocantes da moda, como: 

São muitos os ODS relacionados à indústria da moda. Dada a sua dimensão e alcance global, as práticas insustentáveis do setor têm impactos importantes nos indicadores de desenvolvimento socioambiental. É urgente revermos a forma como produzimos e consumimos moda.

No entanto, a moda pode (e deve) ser uma grande impulsionadora da Agenda 2030. Acreditamos no poder transformador da moda, que por ditar tendências e influenciar comportamentos, pode agir como uma força para o bem.

O que eu posso fazer?

Tendemos a achar que nossas ações a nível individual não fazem diferença. Quando, na verdade, temos imenso poder como agentes da transformação e devemos agir como tal.

 

Volte lá para a imagem dos ODS e reflita como as suas escolhas e práticas cotidianas impactam (positiva ou negativamente) alguns desses objetivos globais. O que você pode ajustar na sua vida para contribuir, nem que seja um pouquinho, pro avanço de algum ODS? Pense em ações como: reciclar seu lixo, consumir mais produtos orgânicos, chamar a atenção de comportamentos machistas ou racistas (com jeitinho mas com firmeza) de amigos, familiares e colegas, optar por produtos de segunda mão sempre que possível, e por aí vai.

Assim como a tragédia sanitária e humanitária em que vivemos atualmente (#usemáscara e #ficaemcasa), os demais desafios dos nossos tempos só serão combatidos se TODXS estivermos comprometidxs. Os tempos atuais requerem ação individual e coletiva.

 

Aqui na Gringa fazemos a nossa parte e acreditamos que  #OFuturodaModaéCircular. Vamos nessa?

 

Shop Now | Venda sua Gringa


Escrito por Carol Perlingiere