Louboutin World: os sapatos de luxo mais icônicos do mundo

Acredito que você já deve ter ouvido falar no nome de Christian Louboutin, ou melhor, já deve ter visto algo dele. Sabe aquele sapato com a sola vermelha? Pois então, provavelmente deve ser dessa marca francesa que cria sapatos icônicos há mais de duas décadas, e coleciona uma legião de fãs ao redor do mundo. Além de ser um item de luxo e status.

Christian Louboutin é o nome do fundador e também de sua marca homônima, que foi fundada em 1992 com a ajuda de Bruno Chamberlain, Faheema Moosa e Henri Seydoux, seus amigos.

Desde pequeno Louboutin sempre foi muito inquieto e curioso, tanto que já foi até expulso da escola porque matava aula. Na sua infância os pais o levavam para visitar museus e isso sempre foi seu fascínio. Apreciação pelas artes encantava o menino que anos depois faria a sua própria arte com sapatos.

Fonte: Reprodução da internet                     Christian Louboutin, fundador da label francesa

A paixão começou em uma de suas visitas ao museu, quando ele se depara com um cartaz proibindo o uso de sapatos de salto alto típicos dos anos 50. Em uma entrevista à BBC ele conta que “mais do que me sentir atraído por coisas proibidas, fui atraído pelo cartaz por motivos estéticos”, e ele ainda faz um paralelo dizendo: “a maioria dos objetos começa a vida como um desenho”, e de fato é verdade.

Ele já trabalhou com diversas pessoas, começou a desenhar sapatos com 10 anos e aprendeu o ofício mais tarde com Charles Jourdan e Roger Vivier, famosos designers franceses. Também já foi freelancer para as maisons Chanel e Saint Laurent. A partir daí, foi possível que ele desenvolvesse todo um savoir-faire que só a Louboutin tem.

Fonte: Site Charles Jourdan                 Campanha da marca Charles Jourdan

Quando ele abre a marca no começo da década de 90, sua inspiração é toda voltada para o movimento punk francês, que para o shoemaker foi ultra glamouroso e bem diferente dos acontecimentos em Londres, e uma marca registrada dele são as spikes.

Uma curiosidade sobre a label é que, apenas 4 meses após abrir sua primeira loja na Rua Jean-Jacques Rousseau em Paris, uma jornalista da W Magazine estava na cidade a procura de lugares badalados para falar na revista. É quando de repente ela escuta a conversa de duas mulheres falando sobre os sapatos da Louboutin, e uma delas era ninguém mais ninguém menos que a Princesa Carolina de Mônaco (filha de Grace Kelly). 

Depois disso a jornalista citou a Louboutin na matéria e logo em seguida as vendas subiram disparadamente, ajudando na visibilidade da marca e tornando-a famosa.

Fonte: Reprodução da internet                              Campanha Louboutin

 

É impossível falar da Louboutin e não lembrar dos sapatos de sola vermelha, mas você sabe de onde surgiu essa ideia? Então, algum tempo depois de Christian lançar suas primeiras coleções, ele percebeu que sua label precisava de algo a mais, um detalhe marcante. Foi assim que um dia ele estava observando o protótipo de um sapato, quando de repente pega o esmalte vermelho escarlate de sua assistente e pinta a sola do calçado.

Fonte: Reprodução da internet Sola vermelha de sapato Louboutin

 

Nasce assim sua marca registrada que perdura até hoje. É possível encontrar diversos sapatos diferentes, mas todos eles possuem a mesma cor na sola. 

A label francesa possui diversos tipos de modelos, materiais, tamanho de saltos e apetrechos decorativos, mas existem aqueles que o público mais ama e são os queridinhos. São eles: Kate, So Kate, Iriza, Pigalle que é um best-seller da marca, Loubi Girl e Loubi Queen. Então se você está à procura de um par de sapatos Louboutin, comece investindo em um desses que a gente citou.

Depois de alguns anos já estabelecido no mercado, o fundador da marca decidiu navegar por outros territórios. Sendo assim, ele lançou em 2006 sua primeira coleção de bolsas, já em 2010 ele decide ampliar os horizontes e estende a linha oferecendo sapatos masculinos com uma estética bem diferentes dos padrões. Por último, em 2014 Christian Louboutin investe no ramo de beleza e passa a comercializar esmaltes, batons e outros produtos.

Os sapatos Louboutin são muito característicos, não somente pelos solados em vermelho, mas também pelos enfeites que a marca insere, como spike, verniz, plástico e lantejoula. É inegável o ar fetichista e sexy que os calçados sugerem, muitas vezes pelo salto alto e fino, outras vezes pelo próprio material. 

Fonte: Louboutin      Sapato Louboutin são conhecidos por seu solado vermelho

Christian não nega suas raízes na subcultura punk e do universo gay, na entrevista a BBC afirma que “as pessoas projetam suas próprias ideias no trabalho de um designer, e às vezes não é a mesma concepção do designer. Os espinhos metálicos nos meus sapatos não têm a ver com fetichismo, são uma referência ao estilo punk”.

E falando em preços, como são produtos de luxo, os sapatos da label podem custar quase R$30.000 dependendo do modelo ou se for de alguma edição especial, por exemplo, o Kate Strass Degradê.

Há também edições especiais como o sapato Pensée, uma coleção lançada em 1992 inspirada nas pinturas de flores do artista americano Andy Warhol. 

Fonte: Numéro Mag      Sapato inspirado nas pinturas de flores de Andy Warhol

Christian Louboutin também revolucionou o mercado e democratizou a moda quando lançou a coleção cápsula “a nude for every woman”, com os principais modelos da marca tingidos em várias cores, apostando em tons de pele ao invés de um único tom de nude, como geralmente vemos.

Fonte: Reprodução da internet        Campanha “A nude for every woman” da Louboutin

Os sapatos da Louboutin imprimem elegância e complementam qualquer look e para qualquer ocasião. Aqui na Gringa nós temos diversos modelos e tamanhos, você consegue ver tudo clicando aqui.

 

 

Escrito por Jefté Leal