Gringa Indica: joias de luxo nacional

Há quem pense que não existe luxo no Brasil, mas no post de hoje nós vamos desmistificar essa ideia. É possível, sim, conseguir usar acessórios maravilhosos, fomentar a moda nacional e valorizar designers que se dedicam a cada coleção para trazer o melhor da ourivesaria.

Fizemos uma seleção das melhores marcas de joalheria que estão presentes no Brasil e você encontra elas no site da Gringa. Confira abaixo:

HStern

Uma das maiores e mais conhecidas joalherias nacionais é a HStern, fundada pelo alemão Hans Stern em 1945, no Rio de Janeiro. No início ele comprava e vendia pedras preciosas, mas depois decidiu fabricar as joias, convidando artesãos europeus para trabalhar em seu ateliê. 

Com ourivesarias próprias no Rio e em São Paulo, a marca alcançou destaque internacional por entregar o melhor no quesito qualidade, conceito e design contemporâneo. A HStern também participa do Processo Kimberley, adotado pela alta joalheria mundial. Além disso, a marca apoia projetos como TAMAR e Instituto Ayrton Senna. Jennifer Lopez e Angelina Jolie são algumas celebridades que já foram fotografadas usando peças HStern.


Fonte: Reprodução da internet/ Jennifer Lopez com brincos HStern

 

Fonte: Reprodução da internet / Angelina Jolie com joias HStern

Sauer

Uma história de superação e amor. Tudo começa com Jules Sauer, fugindo da Europa em 1939, durante a Segunda Guerra Mundial, e encontrando seu lugar em terras brasileiras. Alguns anos depois, em 1941, ele se apaixona por Zilda, que seria seu braço direito na lapidação de pedras preciosas. 

Sauer apreciava muito a gemologia e por isso foi um dos precursores na validação de esmeraldas brasileiras pelo IGA, Instituto Gemológico da América. Hoje em dia a marca se inspira no universo das constelações, movimentos artísticos, arquitetônicos e esoterismos, sempre com foco na mulher e suas questões no mundo. 

Fonte: Sauer / Fotografia da coleção

Vivara

Uma das maiores e mais conhecidas joalherias nacionais, a Vivara tem uma história de 61 anos. Com o fim da Segunda Guerra Mundial, a família Kaufman, de origem romena, decide migrar para o Brasil a fim de construir uma nova vida. Com isso, eles investiram no ramo de joalheria e fundaram a primeira loja em 1962 no centro de São Paulo. 

A marca tem uma gama de produtos extensa que possui joias, relógios e acessórios, agradando desde clientes mais descolados até os mais clássicos. 

Fonte: Reprodução da internet / Gisele em campanha da Vivara


Jack Vartanian

O armênio, que se naturalizou brasileiro, encanta as mulheres desde 1999, quando fundou sua marca. Seu apreço pela joalheria vem de família, porque o pai e o tio de Vartanian já trabalhavam no ramo de relógios, ourivesaria e cravação. Foi na oficina do tio que ele começou a trabalhar e aprendeu mais sobre as técnicas. 

Fonte: Jack Vartanian / Campanha

Jack Vartanian consegue imprimir em suas criações um design cool, moderno e sofisticado sem perder a tradição. É possível encontrar em seu trabalho ouro, ródio negro, diamantes negro e branco, esmeraldas, rubis e safiras. Incrível, não é? Além disso, celebridades como Rihanna, Gisele Bündchen, Hailey Bieber, Camila Coutinho já foram fotografadas usando as joias de Jack.

Fonte: Reprodução da internet / Gisele com brincos Jack Vartanian

Fonte: Reprodução da internet / Rihanna com brincos Vartanian

Carla Amorim

Uma designer brasileira, que desde 1993 vem movimentando o mercado de joias com inspiração na natureza, religiosidade e arquitetura, tendo fortes referências do trabalho de Oscar Niemeyer. No portfólio da marca há desde diamantes e safiras até ouro 18K de vários tons e gemas brasileiras. 

Tudo começou como um hobby e aos 27 anos Carla Amorim decide investir na carreira ao lado de sua irmã Kelly. Hoje a marca conta com diversas lojas ao redor do Brasil e do mundo. Além disso, Carla Amorim apoia diversos projetos sociais e garante a procedência legal de sua matéria-prima através do Kimberley Process Certification Scheme, assim como, a HStern, ou seja, pedras preciosas oriundas de lugares que não há guerra civil, áreas de conflito ou abuso de direitos humanos.

Fonte: Reprodução da internet / Foto campanha Carla Amorim

Olsen K

Claro que essa marca não podia faltar na nossa seleção! A Olsen K é uma joalheria com princípios sustentáveis fundada por Karina Olsen. A marca adota o upcycling em todas as etapas de produção, desde a matéria-prima - que é reciclada e oriunda de resíduos de ourives - até a distribuição e embalagem.

A marca está de mãos dadas com Gringa e compartilha valores semelhantes, promovendo um ciclo novo as joias e buscando construir um futuro melhor. Como a própria Karina diz “o valor não está no quanto ela custa, mas sim na história que ela conta”. 


Fonte: Reprodução da internet / Campanha Olsen K


E aí, gostou de conhecer um pouco mais sobre o mercado de joias de luxo no Brasil? Então compartilha conosco qual dessas marcas é a sua favorita lá no Instagram @gringa. 

 

Escrito por Jefté Leal