GRINGA E IDESAM
Por mais florestas em pé e menos aquecimento global
Somos a primeira geração a sentir os impactos das mudanças climáticas, e a última que pode fazer algo a respeito 1.
Vivemos uma emergência climática. O aquecimento global é real e cada um de nós precisa fazer a sua parte.
Quer saber o que acontece se não conseguirmos limitar o aumento da temperatura média da Terra em até 1.5oC acima dos níveis pré-industriais, conforme determinado no Acordo de Paris?
Não existe Planeta B. Diante desse cenário, neutralizar as nossas emissões de CO2 é o mínimo que podemos fazer. Por isso, compensamos 100% das emissões de CO2 da Gringa através do Programa Carbono Neutro do Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (Idesam).
OBS: O desmatamento é um dos fatores que leva ao aumento das emissões de gases de efeito estufa, que causam o aquecimento global. As florestas, além de oferecerem diversos serviços ecossistêmicos, são essenciais para o equilíbrio do clima, pois absorvem emissões de CO2 e ajudam a regular a temperatura do planeta. Manter as florestas em pé nunca foi tão importante.
Sobre o Idesam
Em mais de 15 anos de muito trabalho pela Amazônia, o Idesam cada vez mais se consolida como uma das organizações não governamentais mais relevantes e de maior impacto, se destacando no Brasil e internacionalmente pela sua atuação junto a produtores rurais, comunidades tradicionais, ribeirinhas e indígenas. Sua missão é promover a valorização e o uso sustentável de recursos naturais na Amazônia e buscar alternativas para a conservação ambiental, o desenvolvimento social e a mitigação das mudanças climáticas.
Programa Carbono Neutro Idesam
O Programa Carbono Neutro Idesam (PCN) nasceu em 2010 com o objetivo de conectar os grandes centros urbanos às florestas, permitindo que pessoas, empresas e iniciativas se responsabilizem pelos impactos que geram no planeta, ao neutralizar suas emissões de gases de efeito estufa. O PCN já atinginu a marca de mais de 46 mil árvores plantadas, 15 mil toneladas de CO2 compensadas e 35 famílias ribeirinhas envolvidas no projeto.
Manter a floresta em pé só é possível se os povos que vivem na Amazônia também estiverem fortalecidos. Partindo dessa filosofia, a preocupação do Programa Carbono Neutro Idesam vai além do plantio e da neutralização das emissões de dióxido de carbono na atmosfera. Sua missão é também trabalhar lado a lado dessas populações, mostrando o retorno econômico que a floresta preservada pode oferecer.
A neutralização acontece por meio do plantio de árvores nativas em Sistemas Agroflorestais (SAF), método que privilegia espécies que tenham valor econômico para as comunidades da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Uatumã, na Amazônia — com expansão das atividades previstas para o município de Apuí-AM.
Saiba mais sobre o Programa Carbono Neutro aqui.
Árvores plantadas pela Gringa de Jun-Dez 2020
Aqui na Gringa, além de compensarmos nossas emissões de CO2 através do Programa Carbono Neutro, também convidamos nossas clientes a se juntarem ao movimento para regeneração da Amazônia doando para o Idesam no momento do checkout de sua compra. Das 42 árvores plantadas pela Gringa em 2020, 33 são referentes à compensação das nossas emissões, enquanto que 9 foram doações de clientes.
E aí? Topa se juntar a nós para regenerar a Amazônia e combater as mudanças climáticas?
Compense suas emissões de CO2 com o Idesam.
Fontes:
1 - Citação do ex-presidente dos EUA, Barack Obama
Escrito por Carol Perlingiere