Breaking News 26/07/2024

Despedidas no mundo da Moda

 

Mais uma semana finalizando e, com ela, o fim de dois ciclos no mundo da Moda também: a saída de John Galliano da Maison Margiela e de Peter Hawkings na Tom Ford.

Após 10 anos como diretor criativo da marca, Galliano deixará a casa no Outono. Em outubro de 2014, John Galliano assinou contrato com a Margiela, uma divisão da OTB, o grupo de moda do bilionário Renzo Rosso. Inicialmente, havia dúvidas sobre a compatibilidade entre a estética surrealista de Galliano e a abordagem conceitual da Margiela. Contudo, a criatividade de Galliano gerou um trabalho notável, resultando em um rápido crescimento. Em 2023, a OTB registrou um aumento de 12% em seu volume de negócios, alcançando 1,8 bilhões de euros, enquanto a Margiela viu um crescimento de 23%, com vendas anuais ultrapassando os 400 milhões de euros.

Muitos rumores circularam sobre o próximo cargo que John Galliano poderia ocupar, incluindo um lugar na Dior , ou mesmo na Chanel . No entanto, relatórios recentes de fontes internas sugerem que o designer pode estar migrando para a marca Fendi.

Quanto a Hawkings, ele deixou o cargo de diretor criativo da Tom Ford menos de um ano após sua estreia. Hawkings, um designer britânico que trabalhava na marca desde 2005, assumiu o cargo em abril passado após Tom Ford vender a empresa para a Estée Lauder. Durante seu breve período, Hawkings homenageou o glamour característico de Ford, refletindo o maximalismo hedonista que definiu sua era na Gucci nos anos 90. A Ermenegildo Zegna Group agora produz a linha de roupas da Tom Ford.


John Galliano

Fonte: Reprodução

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a man wearing a white suit

Peter Hawkings
Fonte: Spotlight

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Desaceleração no mercado de luxo

Há algum período vem sendo noticiada a queda dos números do mercado de luxo. Com a volta do mundo físico pós-pandemia e a mudança de prioridade dos consumidores de luxo, alguns nichos deste mercado tem sofrido um impacto financeiro negativo.

O maior problema tem sido a China. Antes responsável pela maior parte do crescimento das marcas de luxo, os consumidores na segunda maior economia do mundo parecem ter reduzido abruptamente os gastos com itens extravagantes.

Com isso, o primeiro semestre de 2024 não foi conforme o esperado nem para o LVMH, dona da Louis Vuitton, nem para a Kering, dona da Gucci. Ainda essa semana, o WWD anunciou que a Kering teve uma queda de 50% no seu lucro líquido, principalmente pela sua queridinha: a Gucci. Quanto a LVMH, é esperado um crescimento de 3% no período, bastante abaixo do padrão estabelecido nos anos anteriores.

Marcas de ultra-high-end, como Chanel e Hermès, ainda não sofreram com a desaceleração. Mesmo com vendas crescentes, ambas as marcas devem atentar-se para um futuro mais volátil.

 

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Saiu o The Lyst Index do trimestre!

Surpreendentemente, a marca Loewe segue sendo considerada a marca mais quente do trimestre, segundo o relatório trimestral da The Lyst. Abaixo dela, temos a Miu Miu e a Prada, ambas do mesmo grupo.

Grande parte desse ganho da Loewe se deu pelo lançamento do esperado filme "Challengers" com figurinos de Jonathan Anderson vestindo Zendaya e itens disponíveis na Loewe, que alinhou a marca a um momento cultural importante. A demanda por produtos Loewe é forte, com um aumento de 29% nas buscas nos últimos três meses. Loewe equilibra tradição com relevância cultural, culminando na conquista do Grand Prix no Cannes Lions International Festival of Creativity.

Outro ponto de atenção importante desta edição foi o retorno da Coach para a listagem deste trimestre. Fora da lista desde o último trimestre de 2024., a marca conquistou esse lugar a partir da mistura do apelo tradicional com designs renovados, combinando luxo acessível com estética moderna e resultando em um aumento de 27% nas buscas neste trimestre, impulsionado pela demanda pela bolsa Tabby. Com preços a partir de $385, a bolsa viralizou no TikTok, gerando mais de 34,2 milhões de posts. As bolsas de couro trançado da Dragon Diffusion, com preços entre $300 e $500, também se tornaram favoritas, com um aumento de 197% nas buscas neste trimestre.

Agora, como produtos "mais quentes" do período, o top 2 está sendo liderado por tênis, respectivamente o Cloudtilt Loewe II (Loewe x On) e SL72 OG, da Adidas. Em terceiro lugar, justificando seu retorno ao ranking, a Tabby Bag, bolsa icônica da Coach.

Leia o relatório completo aqui!

Fonte: The Lyst Index