REDESCOBRINDO A MODA ATRAVÉS DO UPCYCLING
UP•CY•CLING
(do inglês)
O processo de criar algo melhor e novo a partir de resíduos ou produtos usados.
Sabe aquela blusa que você ama de paixão mas está rasgada fora da costura? Ou aquele jeans que veste super bem mas está manchado de graxa? Tem também aquele vestido com sua estampa favorita mas modelagem que já não te agrada... Difícil passar esses xodós pra frente, né? Por mais que a gente pratique o desapego, volta e meia nos deparamos com itens amados que por algum motivo ficam parados no armário.
TRAZEMOS BOAS NOVAS ✨
Essas peças podem ser transformadas em novas. Basta usar a criatividade! E se você não curtir a vibe DIY (do it yourself), pode recorrer à costureira do bairro, uma amizade talentosa ou a designers.
Além de transformar uma peça antiga em nova, o upcycling garante também autenticidade. Afinal, dificilmente você terá duas peças iguais. E quem é que não adora uma customização?
Hoje compartilhamos com vocês algumas inspirações de upcycling na moda que amamos:
PEDER CHO
Peder Cho é um designer de 29 anos baseado em Los Angeles (EUA) que tem feito sucesso no Tik Tok por conta de suas criações de upcycle. Ele transforma dust bags de marcas de luxo em basicamente qualquer coisa – de sapatos a biquínis. “Meu negócio é focado em receber suas peças amadas e transformá-las em algo novo que você queira usar”, afirma Cho.
ZERO WASTE DANIEL
Zero Waste Daniel é um designer de moda baseado em Nova Iorque (EUA), pioneiro no estilo de vida zero-waste (lixo zero). Daniel usa apenas resíduos pré-consumo provenientes da indústria têxtil de Nova Iorque, assim como outros materiais difíceis de reciclar, para criar sua linha de roupas e acessórios sem gênero. Ele garante que em seu processo criativo e de produção nada vai parar em aterros sanitários.
COMAS
Comas- Brasil Eco Fashion Week 2020 foto: Marcelo Soubhia
As peças de excedente de estoques são o ponto de partida do trabalho da marca Comas, baseada em São Paulo. Todas aquelas peças que foram se acumulando de coleções passadas, com grades furadas, algum defeito ou que simplesmente perderam sentido são o material utilizado pela marca, que transforma peças prontas em novos produtos.
THINK BLUE
Think Blue - Com a @nalvesg by @photographer.mazzei
A Think Blue é uma marca carioca, nascida no ano de 2015, que cria roupas únicas e exclusivas feitas com matéria-prima descartada. Tendo o Jeans como protagonista, por sua durabilidade e resistência, possibilitando ser repensado diversas vezes e aumentando assim a vida útil da peça, a marca cria peças atemporais e versáteis.
Marcas de luxo não ficam de fora e também vêm aderindo à prática do upcycling:
UPCYCLED by Miu Miu
No final de 2020, a Miu Miu lançou o projeto Upcycled by Miu Miu, com uma coleção composta por 80 vestidos garimpados em brechós mundo afora e transformados em peças exclusivas. O projeto também lançou este ano uma coleção-cápsula de upcycling em parceria com a Levi’s.
BE MINDFUL by Louis Vuitton
A Louis Vuitton criou no ano passado a coleção Be Mindful, que utiliza tecidos reaproveitados de coleções anteriores para dar vida nova a lenços, colares e acessórios de cabelo.
MARINE SERRE
Não é novidade que a designer francesa Marine Serre é adepta ao upcycling desde o seu debut. Em sua mais recente coleção Core, apresentada durante a Paris Fashion Week, a designer utilizou roupas e tecidos de coleções passadas, assim como fibras recicladas, para a criação de novas peças.
São tantas as formas de manter um item de moda em uso, não é mesmo?
Por aqui, seguimos na nossa missão de estender a vida útil de acessórios de luxo e promover a economia circular através da moda. Vamos nessa?
#OFuturodaModaéCircular
Escrito por Carol Perlingiere