O legado de Oscar de la Renta

Há um tempo que não compartilhamos uma história da Gringa, não é? Continue lendo, pois hoje vamos explorar a trajetória de um dos maiores nomes da moda: Oscar de la Renta.

Há nove anos, o mundo perdeu este estilista incrivelmente influente e talentoso. Oscar vinha lutando contra o câncer desde 2006 e, infelizmente, nos deixou em 20 de outubro de 2014. No entanto, seu legado permanece vivo e é isso que vamos recordar no blog da Gringa. Além disso, em nosso site, você pode encontrar peças incríveis da marca que se tornaram verdadeiras relíquias. Veja mais aqui!

Fonte: Reprodução da internet| Desfile Oscar de la Renta

O designer dominicano iniciou sua carreira como estagiário de Cristóbal Balenciaga. Nesse período, ele já havia criado um vestido para a filha do embaixador da Espanha nos Estados Unidos. Após o estágio com Balenciaga, ele se mudou para Paris, a fim de aprimorar suas habilidades em alta-costura e trabalhar com Antonio Castillo na Lanvin, uma das maisons mais antigas da capital francesa.

Fonte: Vogue | Jovem Oscar no ateliê

Somente na metade da década de 60, ele decidiu investir em seu próprio negócio, criando sua marca homônima e lançando a primeira coleção ready-to-wear na cidade de Nova York. Nessa época, ele possuía uma rede de contatos invejável, o que trouxe ainda mais atenção para seu trabalho.

Fonte: New York Times | Primeira coleção RTW de Oscar

Alguns anos mais tarde, ele foi convidado para representar os Estados Unidos na chamada Batalha de Versalhes, ao lado de vários outros estilistas americanos. Na equipe francesa, nomes como Yves Saint Laurent e Hubert de Givenchy eram apostas certas.

Fonte: Reprodução da internet | Designs criados por Oscar de la Renta para a batalha de Versalhes

 

#DicaDaGringa: vale a pena conferir o livro "A Batalha de Versalhes" e também a série "Halston" na Netflix.

De la Renta já vestiu diversas Primeiras-Damas dos Estados Unidos, incluindo Jacqueline Kennedy, Laura Bush e Michelle Obama. Suas criações eram conhecidas por sua elegância e sofisticação.

Foto:Reprodução da internet
O designer também se destacava pelo uso ousado de cores vibrantes e estampas em suas coleções, frequentemente incorporando elementos da cultura dominicana em suas criações.
Fonte: Reprodução da internet | Desfile Oscar de la Renta

Oscar desenhou seu último vestido de noiva para Alma Alamuddin, que se casou com George Clooney. Os vestidos de noiva feitos pelo designer deram origem, em 2006, a uma marca própria: a OSCAR DE LA RENTA BRIDAL. O trabalho do estilista com noivas é tão icônico que suas criações também apareceram em filmes, assim quando Carrie Bradshaw, interpretada por Sarah Jessica Parker, usou um dos vestidos da marca no primeiro filme de Sex and the City.

Fonte: Vogue | Amal e Oscar de la Renta

E falando no icônico seriado, o estilista era tão famoso em Hollywood que a série "Sex and the City" dedicou um episódio a ele. Na trama, a protagonista, Carrie Bradshaw, deseja um vestido do designer como prova de amor e estilo, que acaba ganhando de seu namorado.

Foto: Reprodução da internet

Em 2014, a marca Oscar de la Renta apresentou sua última coleção, que foi dirigida pelo mestre, destacando o auge da feminilidade e delicadeza, especialmente em tons claros e com muitos bordados. A coleção também ressaltou os vestidos de festa, que eram um dos destaques do trabalho do estilista.

Fonte: Time | Última coleção criada pelo estilista

Por fim, é impossível falar de vestidos, noivas e romance sem mencionar que Oscar de la Renta foi casado com Annette de la Renta por quase cinco décadas, até seu falecimento em 2014. Sua esposa era uma figura influente na moda e em causas beneficentes.

Fonte:Reprodução da internet | Oscar de la Renta e Annette de la Renta

E aí, gostou de conhecer um pouco mais sobre Oscar de la Renta? Conta para a gente no Instagram @gringa.

Escrito por Jefté Leal | Tema: Moda | Data: 20 de outubro de 2023